Elizabeth Soares Elizabeth Soares 10/01/2008

Empresas apostam no coaching para desenvolver compet?ncias de alto calibre em seus profissionais

As mudan?as cada vez mais r?pidas que ocorrem no mercado de trabalho t?m levado empresas e profissionais a entrarem em contato com a necessidade pr?tica de um modelo de gest?o de pessoas criado por Peter Senge (Quinta Disciplina) chamado de Learning Organizations (organiza?es que aprendem), isto ?, uma gest?o por aprendizado e evolu??o cont?nua.

Nas Learning Organizations, onde os padr?es de excel?ncia est?o em constante mudan?a, quem demorar a se adaptar n?o vai ser competitivo o suficiente para sobreviver de forma saud?vel. Empresas assim necessitam de profissionais com alta resolu??o de adversidades.

Entretanto, na pr?tica, ? poss?vel verificar muitos profissionais respondendo aos momentos de press?o e estresse de forma emocional e ineficaz. Isto se confirma atrav?s de atitudes de agressividade, indecis?o, falta de objetividade ou mesmo de desespero.

A habilidade de desenvolver respostas mais efetivas ao estresse n?o aparece de forma m?gica, ela deve ser desenvolvida por treino e pr?tica di?ria em situa?es rotineiras. Com base nisto, muitas empresas est?o apostando no treinamento personalizado (individual) de seus l?deres e, tamb?m, de profissionais considerados high potential (indiv?duos de alto potencial).

Este treinamento personalizado ? chamado de coaching, onde um profissional especializado para esta tarefa (o coach) avalia juntamente com o treinando (o coachee) o que est? acontecendo no momento atual. Compara-se a situa??o presente e aquilo que realmente se deseja e, a partir da?, define-se as a?es necess?rias para que o que se quer aconte?a.

O coaching cria um ambiente para que o aprendizado ocorra de forma acelerada. Quanto mais r?pido for este aprendizado, mais r?pida ser? a adapta??o do profissional ao novo cen?rio em que est? inserido. O processo de coaching tem a fun??o principal de promover o aprendizado e o desenvolvimento. Os principais ganhos ao final do processo s?o a alta performance e pessoas alinhadas com os objetivos empresariais.

Profissionais com maior preparo para lidar com mudan?as e adversidades obt?m um ganho extra na auto-estima ? medida que se desafiam a aprender e a conquistar metas maiores e, com os resultados que atingem, aumentam a confian?a em suas pr?prias capacidades.

De acordo com um estudo feito por McCall e Lombardo, do Center for Creative Leadership, alguns fatores humanos, quando n?o desenvolvidos, atrapalham o desenvolvimento profissional e at? destroem uma carreira. Quando um high potential n?o est? se saindo bem na carreira ? muito prov?vel que esteja faltando foco no desenvolvimento interpessoal mais do que o foco no desenvolvimento t?cnico. Veja, abaixo, alguns desses fatores humanos listados pelo Center for Creative Leadership:

- resolu??o de conflitos;
- gerenciamento de equipes;
- capacidade de motiva??o;
- adaptabilidade.

A maior contribui??o de um processo de coaching ? oferecer meios para que o profissional d? foco ao desenvolvimento de suas compet?ncias pessoais, pois estas formam a base para seu relacionamento em equipe e sua performance profissional.

S?o os profissionais focados no desenvolvimento cont?nuo de compet?ncias de alto calibre, isto ?, aquelas que fomentam a competitividade e a adaptabilidade, que aumentam o capital humano da empresa em que trabalham e, conseq?entemente, elevam o valor de mercado destas empresas como um todo.


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com