Funalfa abre inscrições para o 1? Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora

Por

Segunda-feira, 20 de abril de 2009, atualizada dia 8 de maio, às 16h41

Prorrogadas as inscrições para o 1º Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora


Clecius Campos
Repórter
Em arquivo:
  • APAC divulga balanço da Campanha de Popularização do Teatro e Dança
  • Festival Municipal de Dança-Educação

As inscrições para o 1º Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora estão abertas até a próxima quarta-feira, dia 13 de maio. Academias, grupos ou organizações de dança de todo o Brasil podem inscrever espetáculos de balé ou coreografias de até dez minutos. Cada grupo deve apresentar, no ato do cadastro, um registro em vídeo da performance e o formulário de inscrição, disponível no site da Prefeitura de Juiz de Fora.

De acordo com o superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Antônio Carlos Siqueira Dutra, a expectativa é de que ocorram apresentações gratuitas de pelo menos 12 espetáculos de danças e 50 coreografias, entre os dias 27 de junho e 3 de julho. "As peças vão para a Mostra de espetáculos, cujos palcos serão o Cine-Theatro Central e os teatros do Pró-Música e do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). As coreografias de até 10 minutos participam da Mostra Palco Aberto, que será realizada no Parque Halfeld."

O evento prevê também a participação de grupos de escolas municipais e de projetos sociais da Prefeitura. As oficinas gratuitas de dança também são destaques na programação. Segundo Dutra, o conteúdo é que vai definir o critério para preenchimento das vagas. "Se for oferecida uma oficina de aperfeiçoamento do balé clássico, por exemplo, será necessária uma iniciação a essa modalidade", explica.

Para Dutra, o festival é uma iniciativa de valorizar a dança em Juiz de Fora. "O objetivo é divulgar a arte, promover o contato do público e dos artistas locais com mais manifestações de dança e possibilitar o intercâmbio cultural entre os grupos participantes."

Serviço

As inscrições podem ser feitas pessoalmente no Setor de Expediente da Funalfa, na avenida Rio Branco, 2.234, no centro da cidade, ou postadas pelos Correios para o endereço citado. O Cep é 36016-310.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes