• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Elizabeth Soares Elizabeth Soares 11/05/2008

    Como anda sua habilidade para tomar decisões? Saiba que decidir é a tarefa mais praticada por um alto executivo

    Pessoas em reunião Para viver, tomamos muitas decisões todos os dias. Algumas exigem muito pouco de nós, e por isso, acontecem de forma automática e nos passam quase que despercebidas. Há decisões, entretanto, que recebem um foco maior de nossa parte porque implicam em maiores riscos e, conseqüentemente, trazem uma possibilidade de sermos notados e crescermos profissionalmente.

    O mercado de trabalho anda vendo com bons olhos os profissionais que demonstram boa capacidade para tomada de decisões. Esta competência tem pesado na hora das empresas decidirem o nome de quem será promovido a um cargo onde será exigida uma maior responsabilidade e, como resultado, vem o reconhecimento e, também, uma remuneração mais atraente.

    Com base nisto, considero útil que um profissional procure mapear com certa freqüência o quanto tem demonstrado envolvimento nas tomadas de decisão mais difíceis em seu setor de trabalho. Quem de fato quer conquistar uma expansão na carreira profissional, não pode ficar esperando ser convidado para ocupar um cargo de chefia para, somente então, começar a desenvolver a habilidade de decidir frente a problemas complicados.

    Profissionais que têm pensamento do tipo "Não tenho nada a ver com isto" ou "Deixa que eles resolvam" perdem a oportunidade de demonstrar desenvoltura e capacidade de se responsabilizar por soluções que beneficiariam todo um grupo de trabalho. Quando um profissional se isola e "tira seu time de campo", perde a chance de mostrar a que veio e do que é capaz.

    Por outro lado, antes de sair se envolvendo em processos de tomada de decisão, reflita sobre algumas dicas que podem contribuir para que suas decisões sejam mais acertadas:

    • Tenha o objetivo claro: Tomar decisões sem antes saber aonde se quer chegar parece uma colocação óbvia, mas não é o que se vê na prática. Saiba exatamente qual é o problema e o foco a ser resolvido.
    • Reúna alternativas: Antes de fazer escolhas, recolha o maior número possível de alternativas. Às vezes, um profissional se precipita por temer ser visto como lento e pouco assertivo nas tomas de decisão.
    • De olho no tempo certo: Do que valerá uma excelente decisão tarde demais? Zero. Por isso, fique de olho no prazo que você tem enquanto colhe as informações. Busque equilíbrio entre a análise e a decisão em si.
    • Escute e envolva: Sempre que possível, escutar e envolver as pessoas que estão sofrendo o impacto de um problema poderá ser muito útil a você. Estas pessoas, mais tarde, podem apoiar sua iniciativa e contribuir na implantação da solução.
    • Monte um plano B: Criar um plano alternativo é fundamental. Esteja preparado para reverter o quadro quando você cometer erros. A capacidade de recuperação exige agilidade para lidar com as emoções e implementar o plano B.

    Inspire-se em grandes líderes e experimente atitudes mais arrojadas. Lembre- se de que para sobreviver em um mercado turbulento e inovador, um profissional pode se agarrar a uma posição mais limitada e de poucos riscos ou, então, sai da chamada "zona de conforto" e se dedica a aproveitar as oportunidades que surgem para aprender a tomar decisões. E, como sempre, para aprender é preciso treinar. É uma questão de atitude!


    Elizabeth Soares
    é psicóloga com foco em desenvolvimento de pessoas
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da área de Carreira) você quer ler nesta seção? A psicóloga Elizabeth Soares aguarda suas sugestões no e-mail educacao_carreira@acessa.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.