Elizabeth Soares Elizabeth Soares 09/06/2008

Torne-se um profissional desejado Saiba como desenvolver sua postura empreendedora

imagem ilustrativa Cada vez mais as empresas desejam encontrar profissionais que tenham postura inovadora e que tragam solu?es. N?o h? muito espa?o para crescimento quando o profissional fica remoendo m?goas e dificuldades. Diante de cada obst?culo, quem aprende a gerenciar suas emo?es e a posicionar-se de forma r?pida e racional j? tem meio caminho andado para construir uma carreira s?lida e de crescimento cont?nuo.

As grandes empresas est?o de olho nos profissionais com caracter?sticas empreendedoras e, ao inv?s de perderem estas pessoas ao sa?rem para abrir o pr?prio neg?cio, est?o implantando modelos de gest?o que permitam aos funcion?rios tomar in?meras decis?es sem pedir autoriza??o para os chefes. Em um mercado competitivo, as empresas que conseguem estimular e desenvolver habilidades comportamentais de independ?ncia e adapta??o em seus profissionais t?m um enorme diferencial perante as concorrentes.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de uma empresa em S?o Paulo, especializada em recoloca??o profissional, estas s?o as seis habilidades que fazem a diferen?a na hora da empresa decidir quem vai contratar:

  • Comunica??o;
  • Adapta??o;
  • Independ?ncia;
  • Ansiedade sob controle;
  • Criatividade;
  • Lideran?a;

Tenha sempre em mente que toda caracter?stica de comportamento pode ser treinada e desenvolvida. Procure pensar de forma estrat?gica. Nunca v? conversar com seu chefe para falar de suas necessidades sem demonstrar que voc? tamb?m enxerga de forma mais ampla, isto ?, o "lado da empresa", do seu setor de trabalho e dos neg?cios como um todo. Pense grande ao negociar qualquer pedido pessoal. Suas id?ias s? ser?o bem-vindas se trouxerem resultado.

Por?m, lembre-se que ? necess?rio estudar o terreno em que est? pisando antes de compartilhar suas id?ias. Para desenvolver o perfil empreendedor, muitos profissionais encontram alguns obst?culos, tais como chefes que n?o querem o brilho de seus subordinados e empresas com cultura conservadora que se habituaram a dar poder de decis?o de acordo com o crach?.

Fique atento ?s tend?ncias do mercado. Renove sua vis?o de como as empresas funcionam e torne-se cada vez mais atrativo enquanto profissional.


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com