Elizabeth Soares Elizabeth Soares 08/09/2008

Garanta sua empregabilidade: tenha um plano de desenvolvimento individual

Ilustra??o: Laura Martins Ferreira. Ilustra??o de um homem estudandos Empresas e profissionais est?o enfrentando um fato bastante evidente e gerador de expectativas que, muitas vezes, n?o se concretizam: de um lado as empresas oferecem vagas e alegam que faltam profissionais qualificados. De outro, os profissionais dizem que o mercado est? muito competitivo e n?o encontram oportunidades. Adequar-se ao novo mercado e ter condi?es de garantir um bom espa?o dentro de uma boa empresa ? o que chamamos de empregabilidade.

Empenhar-se para ser um profissional desej?vel aos olhos do mercado deve tornar-se um "estilo de ser". Al?m das qualifica?es intelectuais, ? necess?rio ter foco constante no desenvolvimento emocional e f?sico. As empresas querem contratar um profissional que transmita credibilidade e tamb?m demonstre equil?brio.

Portanto, ao planejar sua carreira, procure pensar de forma estrat?gica e menos imediatista. Veja abaixo, algumas perguntas que todo profissional deve fazer a si mesmo com freq??ncia:

  • Busco incessantemente conhecimento profundo do segmento em que atuo?
  • Tenho procurado atualizar-me e mantido contato com profissionais da minha ?rea de atua??o?
  • Qual ? o grau de qualifica??o que eu possuo?
  • Ser? que estou preparado para progredir em minha carreira e aceitar novos desafios?
  • Ser? que consigo me recolocar com facilidade no mercado de trabalho?

Procure ter sempre em mente que um profissional s? ter? valor se conseguir demonstrar, ou seja, ser percebido pelos demais como ele "acha que ?". Caso contr?rio, a situa??o poder? resultar em sentimentos de injusti?a ou incompreens?o.

A a??o de construir um plano de desenvolvimento individual passa a ser vista cada vez mais como uma responsabilidade de cada profissional que deseja garantir seu "lugar ao sol". Encarar as pr?prias dificuldades nem sempre ? f?cil, mas ? uma forma de saber o que precisa para, a princ?pio, se manter no mercado e, posteriormente, poder crescer. Al?m das habilidades t?cnicas, espec?ficas de cada ?rea, nunca se esque?a das outras que permeiam todas as carreiras, como a capacidade empreendedora, de comunica??o e de relacionamento.

Nos tempos atuais, o contrato de trabalho deve ser considerado uma parceria, isto ?, ambas as partes precisam ser ?teis entre si. O profissional deve encarar o trabalho como um projeto, no qual ele contribui com o crescimento sustent?vel da empresa e em troca ? recompensado atrav?s de um pacote de remunera??o adequado ?s metas que conseguiu atingir. No fim das contas, a vida profissional ? uma combina??o de planejamento, posicionamento e postura.


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com