Elizabeth Soares Elizabeth Soares 08/10/2008

Como você lida com seus próprios erros?
Seu modo de agir demonstrará sua segurança profissional

 

Ilustração: Cledson Lopes

Errar não está nos planos de nenhum profissional. Mas, o fato, é que os erros acontecem e, frente a eles, algumas atitudes já planejadas anteriormente, podem ser um remédio bem melhor do que a fuga através das atitudes escapatórias e de negação.

Quando eles ocorrem, o jeito é agir de forma rápida, tomando providências simples e se posicionando claramente a fim de solucionar ou amenizar os estragos ocorridos.

Tenha em mente que, um dia, alguma coisa pode sair errado. Aprenda a reconhecer os possíveis impactos de um erro. Mapear os riscos aos quais você convive em seu trabalho e preparar-se para administrar a ocorrência de falhas pode aumentar sua autoconfiança diante das adversidades. Afinal, é com a "cabeça fria" que se faz o melhor planejamento.

Outro ponto importante é prestar atenção ao modo como você tende a atuar frente aos erros que comete. Você consegue olhar a situação como um todo e age de tal forma a controlar, solucionar ou amenizar a situação? Ou tem uma tendência a optar por estratégias "escapatórias", como beber, comer ou sumir do ambiente de trabalho?

Lembre-se de que sua atitude diante do erro, no final das contas, pode ser notada pelos demais como uma manifestação de competência, de preparo e de planejamento. E, acima de tudo, lembre-se do óbvio: "nós não podemos mudar o passado", com base nisto, esteja sempre pronto a aprender e encarar os erros como parte de futuros acertos.

Vá em frente e esteja disposto a encarar os riscos presentes em sua trajetória de crescimento profissional.


Elizabeth Soares
é psicóloga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de Carreira) você quer ler nesta seção? A psicóloga Elizabeth Soares aguarda suas sugestões no e-mail educacao_carreira@acessa.com