Elizabeth Soares Elizabeth Soares 09/12/2008

Perfil desejado: mas afinal, o que ? isto?

Atualmente, muito se tem falado no termo "compet?ncias" pelo mundo corporativo. As empresas alegam que muitas vezes ? dif?cil encontrar profissionais com o chamado "perfil desejado". Afinal de contas, o que ? isto?

O primeiro passo ? entender que toda empresa que define e procura seguir um determinado modelo de gest?o consistente dar? sinais claros de que sabe o tipo de profissionais que procura no mercado.

Note que uma empresa que publica sua miss?o est? dizendo qual ? o seu prop?sito maior e, mais do que isto, ela tamb?m costuma divulgar seus valores como forma de estabelecer e compartilhar quais s?o as "regras do jogo", isto ?, como as coisas devem ser feitas l? dentro, o que ? aceito e valorizado.

Segundo o experiente gestor da ?rea de Recursos Humanos, Cl?udio Cneszlinger, os valores estabelecidos por uma empresa s? valem mesmo quando se transformam em comportamentos praticados pelos profissionais no dia-a-dia de trabalho. A isto chamamos compet?ncia.

Na pr?tica, podemos traduzir compet?ncia como uma determinada atitude profissional desejada pela empresa, e que deve variar de acordo com o cargo a ser ocupado e o objetivo maior de cada organiza??o. Portanto, faz-se necess?rio que, al?m de desenvolver o autoconhecimento, voc? tamb?m procure entender o que sua empresa deseja, quais s?o seus principais objetivos e quais os valores que ela prioriza.

Quando voc? l? um an?ncio de emprego e se depara com uma s?rie de compet?ncias esperadas por determinada empresa, n?o significa que um mesmo profissional deva possuir todas aquelas caracter?sticas j? desenvolvidas. Entretanto, aquele an?ncio sinaliza quais s?o as compet?ncias valorizadas por aquela empresa e que tipo de profissionais tem por objetivo atrair.

H? diversas vantagens em se trabalhar para uma empresa que define abertamente as compet?ncias esperadas de um profissional:

  • maior probabilidade de adapta??o ao cargo devido ? clareza das informa?es iniciais;
  • avalia??o do desempenho profissional com base em par?metros transparentes (diminui??o do "ach?metro");
  • constru??o de planos de desenvolvimento com foco definido;
  • possibilidade de aplicar recompensas e remunera??o com base em objetivos alcan?ados;
  • maior compreens?o e transpar?ncia nos momentos de demiss?o.


? sempre ?til lembrar de que o tempo presente tem exigido que o profissional assuma o comando de sua pr?pria carreira colocando-se no papel de protagonista ao inv?s de v?tima. Seja qual for o tamanho da empresa para a qual trabalha ou a import?ncia que voc? acredita que seu cargo possua, o primeiro passo deve ser dado por voc?. N?o se coloque apenas na posi??o de quem espera. Procure compreender um pouco mais sobre sua empresa, seu neg?cio e seus objetivos. Fa?a com que suas habilidades tenham valor e sejam percebidas.


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com