Elizabeth Soares Elizabeth Soares 16/10/2009

Saber ouvir é tão importante quanto saber falar

ouvido de uma mulherRealizando programas de desenvolvimento de líderes, tenho constatado o impacto positivo que gera na turma os exercícios para o treino da habilidade de ouvir. Muitas pessoas que ocupam cargos de liderança não prestam muita atenção à importância desta atitude. Segundo o professor Luiz Carlos Cabrera da Eaesp-FGV, “estamos nos tornando surdos” pois nossas conversas estão acontecendo de forma intensa através de e-mails e redes sociais onde praticamos apenas as “mensagens caladas”.

Se por um lado inúmeros profissionais estão buscando desenvolver a habilidade de oratória a fim de venderem melhor suas ideias, por outro, é necessário que também deem atenção à necessidade urgente de treinar a habilidade de escutar. No mundo atual, os problemas devem ser tratados coletivamente, por isso, mais do que nunca os líderes que estiverem aptos e disponíveis para ouvir construirão relações de confiança e parceria.

Observe algumas dicas de uma boa escuta e verifique se você está no caminho certo para escutar ativamente:

  • Sirva de espelho a quem fala: resuma para o outro o que está sendo dito;
  • Torne válida a mensagem: aceite mesmo que não concorde. Diga algo tal como: Eu, no seu lugar, talvez pensasse da mesma forma.
  • Estabeleça empatia: Observe o estado emocional do outro e procure entrar em sintonia.
  • Faça perguntas: Ao invés de tentar oferecer soluções, pergunte se há algo que você pode fazer e escute a resposta.

O líder, que não tem tempo na agenda para ouvir sua equipe, não está liderando. Somente o líder que escuta tem a oportunidade de apoiar e estimular sua equipe. Crie formas de treinar sua habilidade de escuta. Que tal experimentar ir direto a algumas pessoas ao invés de só utilizar as mensagens eletrônicas? Agindo assim, o líder ganhará credibilidade, construirá alianças positivas e aumentará suas chances de ter uma equipe forte ao seu lado.

 



Elizabeth Soares
Psicóloga e Coach-executiva