Elizabeth Soares Elizabeth Soares 9/3/2010

Recebi um cartão vermelhoOrientações para superar a demissão e recolocar-se no mercado de trabalho

Executivo mostrando um cartão vermelhoAntigos conceitos que falavam de uma longa carreira em uma mesma empresa, estabilidade e comprometimento com a organização em primeiro lugar ainda se confundem com os novos anseios do novo mercado de trabalho. As empresas, em busca das metas não cumpridas e pela necessidade de resultado crescente, estão apostando em reestruturar seu nível gerencial. Gente “antiga de casa” está recebendo o famoso “cartão vermelho” e se deparando com o fantasma da demissão e todos os sentimentos que vem junto no mesmo “pacote-surpresa”.

Antes de se lançar em busca de novas oportunidades, é muito importante que você faça uma rápida parada para se reposicionar profissionalmente. O melhor a fazer é procurar encarar os fatos de forma racional, entender que sua demissão é um reflexo de um mercado de trabalho em mudanças e que também está afetando inúmeros profissionais além de você. Sendo assim, o que lhe cabe agora é escolher a melhor postura a adotar para que você consiga manter sua autoconfiança, a consciência de seu valor profissional e conseguir uma recolocação no menor tempo possível.

Seguem abaixo algumas diretrizes para lhe orientar neste processo:

  • Você é mais do que um profissional = lembre-se de que sua vida contém diversas áreas além da profissional, portanto, evite superdimensionar este seu momento de insatisfação profissional deixando que afete outras áreas negativamente. Cuide para que sua demissão não abale seu valor junto aos amigos, sua parceira(o), seus filhos(as) etc. Pense que são justamente as outras áreas de sua vida que lhe darão sustentação e apoio para seguir em frente e ter persistência.

  • Identifique seu objetivo profissional = antes de sair distribuindo seu currículo, sugiro que você faça um novo compromisso consigo mesmo a respeito de seu propósito profissional. O que você tem a contribuir com o resultado de uma empresa seja ela qual for? Em vez de oferecer apenas seu trabalho, ofereça suas competências. Ao longo de sua carreira, você adquiriu conhecimentos teóricos e práticos, habilidades e aprendeu a tomar atitudes que fazem de você um profissional diferenciado. Não deixe que este momento apague esta convicção em você.

  • Mantenha o foco no futuro = é importante pensar que você terminou um ciclo em uma empresa, mas os conhecimentos adquiridos seguem com você. O mercado está sempre em busca de novos profissionais que entreguem resultados. Manter o foco no futuro fará com que você busque oportunidades em vez de ficar preso a sentimentos de mágoa ou fracasso que em nada contribuem para sua recolocação.

  • Superando possíveis obstáculos = que obstáculos você imagina que poderá enfrentar na busca por novas oportunidades? Acha que está desatualizado? Sente-se velho perante outros candidatos? Não sabe onde procurar novas oportunidades? Acha que ficou tempo demais no emprego anterior?... Sejam quais forem as dificuldades, procure descobrir o lado positivo e negativo de cada uma delas. Talvez não seja uma tarefa muito simples, mas experimente refletir e descubra que há sempre alternativas para se lidar com cada uma dessas questões. Visualize possíveis respostas caso elas sejam abordadas em uma entrevista de emprego.

  • Mantenha uma meta = Para evitar que o desânimo ou o desespero tomem conta de você levando-o a paralisar ou agir de forma desordenada, estabeleça algumas metas e uma rotina que deseja cumprir durante sua fase de recolocação. Pense em um compromisso diário que pode conter: pesquisas na internet, leituras sobre o tema que você está vivenciando, uma atividade física, contato com pessoas próximas, contatos com seu networking etc.

Seja qual for a sua idade ou o seu momento de carreira, esteja disposto a experimentar o papel de profissional empreendedor, ou seja, aquele que pensa em fazer parte da solução em busca de resultados. Aquele que não tem tempo para focar nas falhas alheias porque está centrado nas suas ações e nas de sua equipe. Procure enxergar o mercado como um campo de oportunidades. Aprenda com seus erros, corrija sua rota, candidate-se ao número de vagas que você se interessar e esteja certo, quando sua oportunidade chegar, você irá agarrá-la com uma maturidade profissional muito maior. Sucesso é o que lhe desejo!

 



Elizabeth Soares
Psicóloga e Coach-executiva