• Assinantes
  • Educação
    Walace Nolasco Walace Nolasco 30/11/2010

    Informações cruciais na definição do estudo

    Livros e cadernos de estudoOs desafios enfrentados por um candidato num concurso público são maiores do que sua dedicação aos estudos e sua capacidade técnica. Com conteúdos programáticos muitas vezes exageradamente extensos, torna-se uma missão impossível ao candidato conseguir em seus estudos abranger todos os tópicos propostos para o processo seletivo público ao qual se encontra inscrito. Desta forma, alguns cuidados são fundamentais para garantir melhores condições de competitividade.

    O mais importante é verificar quem é a organizadora do processo. Essa informação é fundamental na orientação dos estudos, pois cada organizadora possui um estilo próprio de avaliação e suas bancas de professores responsáveis pela elaboração seguem tendências distintas na cobrança dos conteúdos e na elaboração das questões. Outra informação crucial diz respeito à quantidade de questões da prova, sua distribuição e peso por cada disciplina exigida.

    A partir dessas informações, que se encontram sempre disponíveis no edital, o candidato deve fazer uma pesquisa nos sites especializados em concursos públicos para se inteirar sobre os conteúdos geralmente mais cobrados pela organizadora em suas questões e o estilo de elaboração (se são múltipla-escolha com quatro ou cinco alternativas ou se é de dupla marcação – certo ou errado; se utilizam textos, figuras, enfim, ilustrações; se são mais voltadas para a prática profissional ou aos conceitos teóricos; entre outras).

    Isso já proporciona ao candidato uma orientação importantíssima na definição do método de estudo, dos tópicos que devem merecer mais atenção do candidato e, em caso de um conteúdo muito extenso (como ocorre em muitos concursos), das prioridades e áreas que podem ser descartadas caso não haja tempo hábil para estudo de todas as informações exigidas.

    Finalmente, uma terceira ação que também é muito importante na preparação para um concurso público está na busca de provas já aplicadas pela organizadora em outros processos seletivos. Para isso, o candidato deve visitar com bastante atenção o site desta, e verificar se há disponibilização de provas. Caso haja (a maioria das organizadoras realizam esta prática) verifique nos editais passados os cargos e conteúdos idênticos ou mais próximos ao seu e faça o download das provas aplicadas a este cargo. Se não houver, procure os sites especializados, pois há muitos que disponibilizam provas de concursos públicos já realizados.

    Faça com atenção as provas obtidas, confira os gabaritos e analise minuciosamente as questões, a forma e abordagem e, principalmente, os conteúdos mais cobrados. Verifique se a banca organizadora tem costume de valorizar as informações mais importantes ou busca os detalhes de canto de página; se faz uso de "pegadinhas", exigindo, desta forma, mais atenção, desconfiança e perspicácia nas resoluções de suas questões.

    Assim, o candidato estará mais preparado, será mais competitivo e se a sorte ainda estiver ao seu lado (o que significa que não ocorrerá nenhum incidente, como provas com falhas em digitação, fiscais despreparados que informam incorretamente ou qualquer outra variação que independe de sua dedicação e capacidade), tudo indica que obterá uma excelente classificação, tornando-se um forte aspirante à vaga almejada.


    Walace Nolasco é especialista em Comunicação Empresarial com grande experiência
    na área de seleção pública de pessoal (concursos públicos)

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.