Poesia para a criançada Caravana poética chega à Juiz de Fora e promete
envolver estudantes no universo da Língua Portuguesa

Renata Cristina
Repórter
19/04/2007

Para quem parece tão pequeno, com quatro, cinco e seis anos de idade, receber uma visita poética pode parecer "complexo". No entanto, quando a palavra ganha forma e ritmo, através dos versos de Carlos Drummond, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, entre outros poetas da língua Portuguesa, o ofício de "gente grande" transforma-se em "música" para os ouvidos da garotada.

Pensando em aproximar as crianças da literatura, é que a cantora de Itabira (MG), Ana Cristina, deu forma ao sonho de interpretar poemas consagrados para o público infantil. Contação de histórias, varais de poesia e teatro são algumas das atrações reunidas em sua Caravana Poética, criada em 2000 para percorrer as comunidades de Minas.

O grupo, composto por 11 artistas, já passou por Juiz de Fora em 2002, com atividades voltadas para as escolas públicas. Nesta segunda visita, programada para esta sexta, dia 20 de abril, e sábado, dia 21, a caravana promete expandir seu público. "Vamos espalhar varais de poesia pelos bairros, percorrer as escolas e fazer a apresentação teatral de "Histórias da Arca", sábado, às 16h, na praça Antônio Carlos", explica Ana Cristina.

Auxílio no aprendizado infantil
imagem da Carvana Poética A Escola Municipal Santana Itatiaia, localizada no campus Universitário, é uma das que receberá a Caravana. "Essa é uma oportunidade única para que as crianças tenham contato com a poesia", acredita a diretora da instituição Nilcéia Braga. De acordo com a educadora, atividades lúdicas, como esta, auxiliam no aprendizado infantil. "Precisamos falar a língua delas. A poesia cantada pode ser uma das formas de se criar prazer pela leitura", observa.

Dentro do projeto, há ainda a doação do CD "Histórias Cantadas da Arca de Noé", com a poesia de Vinicius de Moraes para crianças. O disco será destinado a todas as creches, escolas infantis e bibliotecas públicas da cidade, através da Secretaria de Educação. Os interessados pelo CD, também poderão adquirí-lo no espetáculo teatral, pelo valor de R$ 15.

A Caravana Poética já passou por 30 municípios mineiros e, após a turnê por Juiz de Fora, tem agenda confirmada para as cidades de Divinópolis, Varginha, Vazante, Poços de Caldas e São Lourenço. Todas as atividades são gratuitas.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.