• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Escola valoriza a magia dos contos de fadas Uma das propostas da pedagogia Waldorf é preservar a infância, contando histórias no melhor estilo da tradição oral e incentivando o brincar

    Daniele Gruppi
    Repórter
    03/12/2008

    Uma preocupação que começa a assolar os pais no final do ano é escolher a escola ideal para os filhos. Saber qual pedagogia traz mais resultado na aprendizagem é uma tarefa complicada. Uma opção é a escola Waldorf, presente no mundo inteiro e, em Juiz de Fora, já há 23 anos.

    Criada em 1919, a pedagogia Waldorf é embasada na concepção do desenvolvimento humano de Rudolf Steiner. O filósofo fundamenta seu pensamento na Antroposofia, palavra que em grego significa sabedoria humana.

    Segundo o médico antroposófico Fernando Abrão, na educação Waldorf, busca-se o equilíbrio mental, psico e emocional, ou seja, entre o pensar, o sentir e o querer. Como a infância é considerada o período mais importante do desenvolvimento humano, tenta-se preservá-la.

    Abrão afirma que se valorizam os mitos, as lendas e os contos. Uma das propostas é contar histórias no melhor estilo da tradição oral. O mundo dos contos permeia a vida do ser humano e seus conteúdos sempre se referem às verdades, por exemplo, do bem e do mal. "Os contos têm uma sabedoria arquetípica do princípio do mundo."

    Abrão diz ainda que se usam as brincadeiras para passar o conhecimento. "Os meninos são incentivados a brincar, a fazer teatro, participar de atividades artesanais e de cantigas de roda. É dada a liberdade para a criança produzir a sua imaginação. A criança que cresce em meio a esta atmosfera consegue elaborar melhor as questões pertinentes ao seu desenvolvimento, tornando-se um adulto mais consciente, equilibrado e um profissional mais criativo".

    Foto de 
criança brincando Foto de 
crinança brincando
    Diferença entre uma escola tradicional para a Waldorf

    Abrão diz que a escola Wardorf evita a intelectualização precoce da criança. Outra diferença em relação à escola tradicional é em relação ao método de ensinar. "Inicia-se o conceito das matérias só depois da criança já ter vivenciado um pouco do assunto. Por exemplo, o processo da alfabetização começa após os pequenos terem tido contato e se habituado com as letras de uma maneira criativa e lúdica."

    As datas comemorativas do calendário são celebradas com festa. Na escola, são oferecidos lanches com alimentos naturais. Busca-se desenvolver desde cedo a consciência de uma boa alimentação e da formação de hábitos saudáveis. No cardápio estão as frutas, legumes, cereais integrais, entre outros.

    Foto de 
crianças na árvores Foto de 
crianças nna cantiga de roda

    Não existem provas, mas uma avaliação constante. A relação com os professores também é diferente. Um professor acompanha uma mesma turma por oito anos no ensino fundamental. O colégio não tem fins lucrativos, é gerenciado pelos pais e professores. "O retorno é revertido para o benefício da própria escola."

    Uma criança mais feliz

    A jornalista Malu Machado matriculou o filho, Rafael, de quatro anos, na escola Waldorf de Juiz de Fora. Malu se preocupava com a o ritmo das escolas tradicionais, que, para ela, começam o processo de alfabetização muito cedo. Como queria preservar a infância do filho, buscou a educação Waldorf ."As crianças são incentivadas a escrever o nome e a desenvolver o intelecto muito novos. Na escola Waldorf o processo inicia aos sete anos.”

    A jornalista acrescenta que tudo é pensado para transportar a criança para um mundo especial. "A pedagogia leva as crianças a um amadurecimento emocional para começar a formação intelectual. Acredito que ele vá se tornar um adulto consciente de que deve respeitar a natureza, educado e criativo". Malu afirma que quando o filho entrou na escola, notou que ele estava mais feliz. "A família inteira comentou".

    Para decidir se a escola Waldorf é uma boa opção para o seu filho, vale visitar o estabelecimento. Em Juiz de Fora fica na rua Sady Monteiro Boechat,60, no bairro São Pedro.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.