Transformação e formação: processos constantes

Nome do Colunista Jungley Torres 4/04/2019

Considerando as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo que estão diante de nós, à escola vêm sendo questionada acerca do seu papel nesta sociedade. Tais mudanças trazem consigo os adventos das transformações técnico-científicas inerentes às mudanças econômicas e políticas propriamente ditas.

Dentre tais mudanças podemos citar: Fenômenos como a globalização mundial, ascensão dos meios de produção, a produção flexível, o desemprego causado pela mecanização do trabalho, e o grande crescimento tecnológico. Essas transformações advindas de tais mudanças nos levam, enquanto escola a pensar na necessidade de qualificação do ser humano, cabendo à mesma formar um cidadão flexível e adaptativo como busca o mercado. Assim o ambiente escolar apresenta-se em dois sentidos principais, de um lado sendo setor de reprodução e de outro agente de transformação.

A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. A importância de aprender para si mesmo é compartilhar os conhecimentos com os outros. É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.

É importante levar em consideração o fato de que, não é somente na escola que adquirimos educação: diversos âmbitos da sociedade, de uma maneira geral, podem influenciar o indivíduo nesse sentido. A importância de compreender o mundo é para qualquer ser humano.

A escola que se propõe, nesse sentido, a possibilitar esse desenvolvimento no âmbito da educação, levando em consideração todo o contexto brevemente exposto, trabalha com o propósito de torna as pessoas mais críticas e conscientes, sabendo que, são diversas as transformações que a educação pode causar no mundo. E, mesmo que uma pessoa não faça uma mudança global, poderá mudar o “seu próprio mundo”.

#Fiquem a vontade para deixarem seus comentários!

ACESSA.com - Transforma??o e forma??o: processos constantes