Educação enquanto via dialógica de transformação

Nome do Colunista Jungley Torres 6/07/2019

A “educação bancaria”, que se restringe apenas em depositar conhecimento ao educando, não estimula no aluno a busca pela construção ativa do conhecimento. Fundamentalmente destrói nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade, e acaba por manter a divisão entre os que sabem e os que não sabem, e por extensão entre opressores e oprimidos, negando a dialogicidade que seria a ponte construtora relacional entre os envolvidos. 

Tal comportamento, da “educação bancária”, é notável nas disciplinas que impõe uma leitura mecânica, sem compreensão, desafiando a memorização, sem a apropriação da significação profunda do texto, os caminhos impostos inibem a capacidade criadora. Ao contrário, o dialogo, é a matriz condutora da pedagogia problematizadora, pois os seres humanos são especialmente dialógicos, fundamentalmente seres relacionais. O dialogo aqui é falar e ouvir, ouvir e falar.

Esse diálogo, que é dialético, nos constata que cada pessoa tem uma dimensão de abertura ao diferente de si que lhe é constitutiva e que não lhe pode ser negada. No diálogo o sujeito é “chamado a ser ele mesmo em suas relações”, reconhecendo a alteridade, na qual se estabelece uma relação com o outro numa dinâmica de integração.

O educador Paulo Freire aponta as bases de sua teoria dizendo que “A participação do sujeito no processo de construção do conhecimento, com métodos novos em que alunos e professores, juntos fundamentando a relação dialógica-dialética entre educador e educando: ambos aprendem juntos.”(Paulo Freire). Mesmo Paulo Freire não ter afirmado criar uma metodologia de ensinar, sua teoria educacional se espalhou como rastro de pólvora por todo universo acadêmico, influenciando mestres e educadores em toda parte, preconizando uma mudança total da sociedade. E tal pensamento nos desafia a pensarmos de forma fundamental: se queremos um ensino “bancário” ou se queremos construir o saber de forma dialógica.

E aí?!

Que possamos pensar sobre...

Abraço,


ACESSA.com - Educa??o enquanto via dial?gica de transforma??o