Festival "Aos Berros" é a atração do CCBM neste fim de semana

Por

Festival "Aos Berros" ? a atra??o do CCBM neste fim de semana
Quinta-feira, 7 de novembro de 2013, atualizada às 15h

Festival Aos Berros é a atração do CCBM neste fim de semana

Eduardo Maia
Repórter

Os amantes da música e do cinema independente voltados para a estética punk têm uma opção neste fim de semana. O Festival Aos Berros promete agitar o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) a partir da tarde deste sábado, 9 de novembro. A programação vai até a noite de domingo, 10, e apresenta filmes e shows de influência hardcore e metal.

De acordo com o organizador do evento, Davi Alves Ferreira, a proposta é divulgar iniciativas da cultura punk e hardcore de Juiz de Fora. "Queremos dar espaço a estes grupos da região e também fazer a comunicação com os grandes centros, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Nosso objetivo de fazer o festival crescer a cada ano", diz.

A ideia do festival surgiu a partir do documentário Aos Berros - Movimento Punk em Juiz de Fora, fruto de um projeto interdisciplinar que compôs o trabalho de conclusão de curso. "Foi um trabalho de monografia do curso de Comunicação, em 2011. Descobrimos uma movimentação punk muito grande na década de 80, numa pesquisa histórica dos festivais em Juiz de Fora", relembra o organizador. Para a exibição do curta, os produtores reuniram bandas e outros diretores para a apresentação. "A partir daí nós quisemos dar continuidade e adaptamos para o formato de festival", afirma.

A maioria das atrações do festival é gratuita. No sábado, a partir das 23h, o palco será aberto, com programação alternativa. A entrada custa R$ 8. "As pessoas que curtem podem levar o seu instrumento musical e, na hora, nós vamos fazer a inscrição para quem quiser participar. A princípio, cada um deve tocar três músicas, depois devemos abrir mais espaço", explica.

O evento começa no sábado à tarde, às 15h, com uma mostra de filmes. Às 17h, tem início a programação musical, com os shows de abertura das bandas Subefeito e Holokausto Social. A banda Dedo Amarelo encerra o festival no domingo, com um show às 22h. O documentário e outras informações sobre o Festival estão disponíveis no site. Confira, abaixo, a programação completa.

09 de novembro - Sábado

15h Mostra de filmes sessão 1:

- Viagem Real - Dir. Eduardo Yep e Henrique Vale - 15 min

- Calçadão - Onde Tudo Acontece - Dir. Franco Groia - 18 min

- Era dos Mortos - Dir. Rodrigo Brandão - 40 min

17h Shows de abertura: Subefeito e Holokausto Social

18h30 Patrulha 66

19h30 O.D.C. Crossover - RJ

20h30 Consciência Suburbana - BH

21h30 Pós-Sismo - RJ

23h Programação Alternativa: Palco Aberto no Black Gold Bar - Entrada R$ 8,00 - Av. Brasil - 2983 - Centro - Juiz De Fora

10 de novembro - Domingo

17h Mostra de filmes sessão 2:

- Zona na Mata do Krambeck - Dir. Alessandro Drie - 11 min

- Zombio 2: Chimarrão Zombies - Dir. por Petter Baiestorf - 83 min

19h Show Clínica Guerrilla

20h 100Classe

21h Sangue nos Olhos

22h Dedo Amarelo