JF pode ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014

Por

JF pode ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol Cidade tem grandes chances de receber uma das sele?es
na fase de prepara??o para a Copa do Mundo

Thiago Werneck
Rep?rter
19/09/2007

Juiz de Fora tem grande chance de estar entre as cidades que vai receber uma das sele?es para a prepara??o na Copa do Mundo de 2014. A localiza??o perto das grandes capitais, a infra-estrutura hoteleira e as boas condi?es do Est?dio s?o os principais pontos favor?veis para a cidade.

O secret?rio executivo do Minist?rio dos Esportes, Wadson Nathaniel Ribeiro (foto), visitou Juiz de Fora nesta quarta-feira, dia 19 de setembro e confirmou o interesse. "H? 90% de chance de Juiz de Fora ser a cidade de prepara??o para uma das sele?es da Copa do Mundo de 2014. No est?dio ser? preciso apenas algumas reformas de vesti?rios e de acessibilidade para portadores de defici?ncia", revelou.

Segundo Wadson, a rede hoteleira da cidade j? ? boa e precisa receber um pouco mais de investimento para poder receber tamb?m a imprensa e os torcedores que acompanham a sele??o. O secret?rio d? a f?rmula para se obter sucesso. "Juiz de Fora tem que fazer uma articula??o entre Prefeitura, Governo do Estado, Minist?rio do Esporte e Confedera??o Brasileira de Futebol a fim de for?ar que uma sele??o se hospede na cidade", avalia.

A vantagem de Juiz de Fora ? que o Est?dio Municipal Radialista M?rio Hel?nio n?o precisa ser demolido, apenas tem que passar por algumas reformas. "J? conversamos com Ricardo Teixeira sobre a inten??o de Juiz de Fora, por isso est? tudo muito bem encaminhado" revela Wadson.

Quando o assunto ? ser sede de uma sele??o durante os jogos da Copa do Mundo o assunto ? diferente. "Cada confedera??o escolhe onde vai hospedar seus atletas, mas quem sabe a cidade n?o seja escolhida?", comenta Wadson. Ou seja, cada participante escolhe em que cidade vai ficar dependendo das vantagens oferecidas.

Juiz de Fora s? vai saber se receber? alguma sele??o em 2008. Antes disso, o Brasil tem que ser escolhido como sede da competi??o em 2014. O an?ncio ser? realizado pela Federa??o Internacional de Futebol (Fifa), no final de outubro desse ano.

Projeto Segundo Tempo

Aproveitando a visita a cidade, Wadson revelou que at? o fim de dezembro um novo projeto social do Minist?rio dos Esportes deve ser implantado em Juiz de Fora ? o "Pintando a Cidadania". O programa prev? a cria??o de uma f?brica de bolas, redes, bolsas e camisetas para cria??o de 300 empregos diretos em um dos bairros da cidade.

"Acredito que seria justo que fosse no Linhares. L? eles j? convivem com o Ceresp e penitenci?rias, e um projeto desse seria bom para o local", destacou Wadson, que ? de Juiz de Fora e foi criado no bairro Linhares.

A maioria dos produtos fabricados atenderia a um dos projetos do Minist?rio dos Esportes j? implantado em Juiz de Fora, em parceria com o Instituto Cidade: o Segundo Tempo. Neste programa, ao inv?s de ficar sem ocupa??o no per?odo sem aula, as crian?as ganham espa?o e incentivo para esporte e atividades culturais. Atualmente, na Zona da Mata, o projeto atende 1200 crian?as em seis n?cleos em Juiz de Fora e outras 800 em mais quatro cidades da regi?o.

O objetivo do Minist?rio dos Esportes ? ampliar esse atendimento para cerca de 15 mil crian?as, entre 7 e 17 anos. "Vamos fazer parceira com a prefeitura tamb?m e buscamos mais uns 70 n?cleos na cidade. Os bairros e regi?es que v?o receber essas novas unidades e o Pintando a Cidadania ser?o escolhidos pelos nossos parceiros: Instituto Cidade e a partir de agora, a Prefeitura", declarou Wadson.

Atletismo

Al?m desses investimentos, foi fechada uma parceria coma Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Faculdade de Educa??o F?sica da UFJF vai receber uma pista de atletismo. "O material emborrachado deve chegar em breve na Universidade. Uma pista de primeiro mundo e ainda vamos investir na ilumina??o do local e prepara??o do terreno para receber toda a estrutura dessa pista. Mais uma forma de atender as crian?as do projeto Segundo Tempo e toda a comunidade", completou Wadson.