• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Começa a maratona de provas para o Vestibular Federal e particulares realizam provas em dezembro. Algumas estendem até janeiro e realizam mais de um processo seletivo para preencherem vagas

    Ludmila Gusman
    Editora Geral
    04/12/2007
    O ano todo de preparação para conseguir uma vaga entre uma das doze faculdades instaladas em Juiz de Fora, incluindo as particulares e a Federal. São quase 150 cursos disponíveis na cidade, alguns deles inéditos como os cursos de Teologia oferecido no Ces, técnicos de design gráfico, tecnologia e gestão de recursos humanos da Estácio de Sá, Biomedicina e Medicina Veterinária da Unipac, estética, gastronomia, agronegócios e produção audiovisual da Universo, entre outros. Cursos como Direito, Comunicação, Psicologia, Economia estão presentes em quase todas as faculdades.

    A Universidade Federal de Juiz de Fora também vai oferecer em breve novos cursos, já que o governo aprovou a proposta do Reuni. Entre eles estão os cursos de Nutrição (diurno e noturno), bacharelado em artes, em ciências, em humanidades, música e graduação em engenharia sanitária, engenharia ambiental e engenharia computacional. A implantação deve ocorrer a partir do próximo vestibular e nos próximos cinco anos. A Federal ainda prevê a ampliação de vagas para os cursos de Medicina (20), Odontologia (20), Farmácia (20), Ciências biológicas (10), considerados um dos cursos mais concorridos.

    A maioria das faculdades particulares realiza mais de um vestibular. Portanto, quem ainda não se inscreveu nos primeiros processos seletivos pode garantir sua vaga até janeiro quando, possivelmente, vão abrir novos processos seletivos, para completar as vagas disponíveis. Há faculdades também que oferecem duas opções. O aluno opta pela primeira e se não obtiver o resultado desejado pode fazer opção por um segundo curso da instituição.

    Com base nas páginas da internet em cada uma das faculdades, disponibilizamos uma "agenda" enumerando todas as datas dos vestibulares em Juiz de Fora neste mês de dezembro. As provas começam já nesta primeira semana . Há faculdades que ainda estão aceitando inscrições. Veja nos quadros abaixo:

    Centro de Ensino Superior - Ces

    O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (Ces) foi uma das primeiras faculdades a realizar o processo seletivo, neste mês de dezembro. As provas aconteceram na última segunda-feira, dia 03. Estão disponíveis cerca de 1200 vagas distribuídas em 14 cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências/Matemática, Comunicação Social, Engenharia de Telecomunicações, Filosofia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Informática, Letras, Pedagogia, Psicologia e Teologia

    Inscrição: fim do prazo
    Vestibular: provas aplicadas no dia 03 de dezembro
    Total de cursos: 14

    Machado Sobrinho

    A instituição oferece vagas para os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Para graduação tecnológica tem vagas para Gestão Comercial (com ênfase no setor de Bares e Restaurantes), Gestão Financeira (com ênfase no setor Bancário), Marketing (com ênfase no setor de Varejo) e Sistemas para Internet. As inscrições pode ser feitas somente pela internte até o dia 14 de dezembro. O candidato deverá preencher formulário de inscrição. No caso de dúvidas deverá entrar em contato com a Faculdade.

    Inscrição: até 14 de dezembro
    Provas: dia 15 de dezembro
    Total de cursos: 06

    Faculdade Estácio de Sá
    Na Faculdade Estácio de Sá as inscrições vão até dia 14 de dezembro e as provas acontecem no dia seguinte, sábado, dia 15.

    Há vagas 12 cursos entre graduação tradicional e tecnológica. Este ano, a faculdade oferecer novas opções como o curso de Design Gráfico, Design de Moda e Odontologia. Há ainda opções para: Administração, Comunicação Social com habilitação em jornalismo e publicidade, Direito, Educação Física, Enfermagem. Fisioterapia, Turismo, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Redes de Computadores. A faculdade ainda está aguardando autorização para os cursos de: Administração Habilitação em Marketing, Administração Habilitação em Comércio Exterior e Administração Habilitação em Gestão de Sistemas de Informação.

    Inscrição: até dia 14 de dezembro
    Provas: dia 15 de dezembro
    Total de cursos: 12

    Faculdade Metodista Granbery

    A Faculdade Metodista Granbery oferece vagas nos cursos de Administração, Direito, Educação Física, Educação Física licenciatura, Pedagogia e Sistemas de Informação. As provas acontecem no dia 09 de dezembro

    Inscrição: até dia 06 de dezembro
    Provas: dia 09 de dezembro
    Total de cursos: 06

    Sociedade Universitária para o Ensino Médico - Suprema

    A Faculdade Suprema tem vagas nos curso de Farmácia (Bacharelado), Enfermagem (Bacharelado) Fisioterapia (Bacharelado), Medicina (Bacharelado) e Odontologia (Bacharelado).

    Inscrição: a ser divulgada nos próximos dias
    Provas: a ser divulgada nos próximos dias
    Total de cursos: 05

    Vianna Junior

    O Instituto Vianna Júnior oferece vagas nos cursos de Administração, Direitos, Ciências Econômicas, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Desenvolvimento para a Web. O candidato pode optar por dois cursos. Caso não seja aprovado no primeiro, pode conseguir a vaga na segunda opção.

    Inscrição: de 17 de dezembro a 11 de janeiro
    Provas: dia 13 de janeiro
    Total de cursos: 06

    Universo

    A Universo oferece vagas para Administração, Análise de Sistemas (Sistemas de Informação), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design de Moda, Direito, Educação Artística, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras - Português/Inglês, Letras - Português/Literatura, Matemática, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química e Serviço Social. Para os curso tecnológicos há vagas para: Estética, Gastronomia, Gestão de Agronegócios, Gestão de Turismo, Gestão Desportiva e de Lazer, Gestão Pública, Negócios Imobiliários, Petróleo e Gás, Processos Gerenciais, Produção Audiovisual, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho, Trânsito: Gestão, Educação e Legislação

    Inscrição: até 14 de dezembro
    Provas: 16 de dezembro
    Total de cursos: 36

    Universidade Presidente Antônio Carlos - Unipac

    A Unipac realiza vestibular para os cursos de Administração, Biomedicina, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Medicina. Para os cursos tecnológicos há vagas em Tecnologia em Administração Pública, Tecnologia em Gestão de Marketing, Tecnologia em Informática Empresarial, Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnologia em Qualidade e Produtividade, Tecnologia em Segurança do Trabalho. As inscrições para os interessados em fazer o curso de medicina vão até dia 13 de dezembro para os demais cursos até dia 06 de dezembro. Para os cursos Tecnológicos as datas de inscrição e provas estão encerradas.

    Inscrição: até 13 de dezembro para o curso de medicina e para os demais cursos de graduação até dia 06 de dezembro
    Provas: 16 de dezembro para o curso de medicina, para os demais cursos até dia 09 de dezembro.
    Total de cursos: 17

    Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

    Na primeira etapa, serão realizadas provas, no caso de quem vai fazê-las em Juiz de Fora, nas unidades do Campus da Universidade, Colégio Técnico Universitário (CTU), Colégio de Aplicação João XXIII, Centro de Ensino Superior (CES- Arnaldo Jansen e Campus Verbum Divinum), Unipac (Instituto de Estudos Tecnológicos) e Colégio Stella Matutina. Na segunda etapa, fase em que as provas só acontecem em Juiz de Fora, serão utilizados espaços do campus da UFJF, Colégio de Aplicação João XXIII, Colégio Técnico Universitário (CTU) e Colégio Cristo Redentor (Academia).

    Os candidatos ao primeiro módulo do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM I) farão provas em escolas estaduais e outras unidades fora do campus. Já o PISM II será aplicado em alguns setores do campus e nas escolas estaduais Delfim Moreira, Duque de Caxias e Unipac (Instituto de Estudos Tecnológicos). As provas do PISM III serão aplicadas somente no campus da Universidade.

    Inscrição: fim do prazo
    Provas: dias 13 e 14 de dezembro (1ª etapa) dias 17 a 20 de dezembro (PISM I E II) e 03 a 06 de janeiro – Vestibular (2ª etapa) e PISM III
    Total de cursos: 30

    Facsum e FJF
    As Faculdade do Sudeste Mineiro e a Faculdade de Juiz de Fora são parceiras e oferecem provas de vestibular quase todos os sábados. A inscrição é gratuita e o estudante pode escolher a opção de fazê-la via internet, no vestibular eletrônico.

    As provas acontecem até as vagas dos curso de Administração de Empresas, Administração em Comércio Exterior, Administração em Gestão Hoteleira, Administração em Marketing, Administração em Recursos Humanos, Administração em Gestão de Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Pedagogia e Turismo (Eventos e Hotelaria) estiverem esgotadas.

    Ao todo mais de 900 vagas são oferecidas. As inscrições podem ser feitas até um dia antes da prova. Para saber detalhes sobre os dias do vestibular é só ligar para o telefone 3212-6610.

    Inscrição: aberta
    Provas: a combinar
    Total de cursos: 11

    Doctum Stella Matutina

    As inscrições para o vestibular da Doctum vão até 14 de de dezembro. Elas podem ser feitas pela internet ou na sede da instituição. As provas acontecem dia 16 de dezembro. A Faculdade oferece o curso de direito.

    Inscrição: até dia 14 de dezembro
    Provas: dia 16 de dezembro
    Total de cursos: 01

    As informações de cursos oferecidos, dastas dos vestibulares foram baseadas na página na internet de cada instituição

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.