• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Novos cursos da Federal em 2009 Bacharelado em Artes e Design, Música, Nutrição, Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia Computacional são as novidades do Vestibular e Pism

    * Da Redação
    24/10/2008

    Dos acordes do novo curso de Música à avaliação alimentar de Nutrição, o candidato ao Vestibular e Pism 2009 da Universidade Federal de Juiz e Fora tem a oferta de opções ampliada. Do mesmo modo, profissões que avançam na sociedade, como de Engenheiro Sanitário e Ambiental, ganham representação na Universidade. A diversidade de formação é proporcionada também pelo Bacharelado de Artes e Design, que formará profissionais nas áreas de Artes Visuais, Design, Moda e Artes do Espetáculo. O mundo digital ganha reforço com o curso de Engenharia Computacional.

    Conheça mais sobre cada um dos novos cursos que se iniciam em 2009:

    Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design
    O Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes e Design tem duração de três anos ou seis períodos e é ministrado em horário diurno. É uma graduação de formação geral, que antecede um segundo ciclo profissionalizante. No Vestibular e Pism 2009, são oferecidas 50 vagas, com ingresso no primeiro semestre. O aluno, ao passar por esse primeiro ciclo, é diplomado Bacharel Interdisciplinar em Artes e Design. Em seguida, poderá ingressar nos cursos de bacharelado em Design, Moda, Artes do Espetáculo, Artes Visuais ou Licenciatura em Artes Visuais, visando um aprofundamento de estudos em formações específicas. Todos os bacharéis também podem atuar como pesquisador e docente no Ensino Superior.

    • Design
      Segundo a diretora do Instituto de Artes e Design, Edna Rezende, "o curso tem como objetivo formar profissionais habilitados para atuar com capacidade criativa e domínio técnico no campo do design gráfico e do design de produto." Essas habilitações, conforme Edna, compreendem o domínio de processos produtivos, de propriedades conceituais e formais do ambiente humano, bem como de objetos, produtos e bens culturais. Por meio de disciplinas, pesquisas e atividades de treinamento profissional, o aluno adquire conhecimentos básicos relativos ao planejamento e configuração (técnicas de projeto, meios de representação e comunicação), sistemas de produção (relação com o processo produtivo: materiais, metodologia e gestão), sistemas de utilização (relação com o usuário: ergonomia, semiótica, estética) e contextualização (relação usuário, objeto e meio ambiente: história, sociologia e artes).
    • Moda
      De acordo com a diretora do IAD, "o profissional formado no Bacharelado em Moda pode atuar em um extenso campo produtivo na área têxtil e de confecção, desde o desenvolvimento de materiais à criação de coleções, incluindo a área de acessórios." Ela acrescenta que "compete a este profissional atuar nas áreas de pesquisa de materiais e tendências, serviços de moda, consultorias, marketing, produção, fotografia, figurino, cenografia, entre outras." Cabe ao profissional da Moda um extenso campo de pesquisa e ação criadora, exercendo um papel fundamental na definição de práticas sociais, formação de opinião, além de provocação e revelação de tendências no contexto da cultura e da visualidade contemporânea.
    • Artes Visuais - bacharelado e licenciatura
      O aluno poderá optar pelo bacharelado ou licenciatura em Artes Visuais. Ainda conforme Edna Rezende, o bacharel poderá atuar como pesquisador, programador cultural, diretor de arte, crítico de arte, curador, designer de exposição e produtor de trabalhos específicos de artes visuais. Essas atuações podem ocorrer em múltiplos contextos, a exemplo de exposição em galerias, museus, coleções, espaços públicos e privados, além de produções por encomenda de objetos, cenários e ambientações em eventos artísticos, publicitários e empresariais. O profissional licenciado em Artes Visuais poderá trabalhar como professor de Artes em escolas de educação básica, públicas e privadas, bem como demais contextos do ensino e aprendizagem, a exemplo de escolas especializadas. O licenciado também está apto a trabalhar como educador, pesquisador, produtor, agente cultural e outras especificidades do campo das Artes Visuais.
    • Artes do Espetáculo
      O profissional poderá atuar no mercado de produções cinematográficas de caráter artístico ou comercial, exercendo diversas atividades, a exemplo de direção, fotografia de arte, roteiro, edição, montagem, cenografia, figurino, indumentária, iluminação e sonoplastia. O bacharelado em Artes do Espetáculo busca habilitar e instrumentalizar profissionais para atuar nas áreas de cinema e audiovisual. O curso oferece estudos que visam contemplar a multiplicidade dos componentes da linguagem cênica, do ponto de vista conceitual e formal.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.