Novos cursos da Federal em 2009 Bacharelado em Artes e Design, M?sica, Nutri??o, Engenharia Sanit?ria e Ambiental e Engenharia Computacional s?o as novidades do Vestibular e Pism

* Da Reda??o
24/10/2008

Dos acordes do novo curso de M?sica ? avalia??o alimentar de Nutri??o, o candidato ao Vestibular e Pism 2009 da Universidade Federal de Juiz e Fora tem a oferta de op?es ampliada. Do mesmo modo, profiss?es que avan?am na sociedade, como de Engenheiro Sanit?rio e Ambiental, ganham representa??o na Universidade. A diversidade de forma??o ? proporcionada tamb?m pelo Bacharelado de Artes e Design, que formar? profissionais nas ?reas de Artes Visuais, Design, Moda e Artes do Espet?culo. O mundo digital ganha refor?o com o curso de Engenharia Computacional.

Conhe?a mais sobre cada um dos novos cursos que se iniciam em 2009:

Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design
O Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes e Design tem dura??o de tr?s anos ou seis per?odos e ? ministrado em hor?rio diurno. ? uma gradua??o de forma??o geral, que antecede um segundo ciclo profissionalizante. No Vestibular e Pism 2009, s?o oferecidas 50 vagas, com ingresso no primeiro semestre. O aluno, ao passar por esse primeiro ciclo, ? diplomado Bacharel Interdisciplinar em Artes e Design. Em seguida, poder? ingressar nos cursos de bacharelado em Design, Moda, Artes do Espet?culo, Artes Visuais ou Licenciatura em Artes Visuais, visando um aprofundamento de estudos em forma?es espec?ficas. Todos os bachar?is tamb?m podem atuar como pesquisador e docente no Ensino Superior.

  • Design

  • Segundo a diretora do Instituto de Artes e Design, Edna Rezende, "o curso tem como objetivo formar profissionais habilitados para atuar com capacidade criativa e dom?nio t?cnico no campo do design gr?fico e do design de produto." Essas habilita?es, conforme Edna, compreendem o dom?nio de processos produtivos, de propriedades conceituais e formais do ambiente humano, bem como de objetos, produtos e bens culturais. Por meio de disciplinas, pesquisas e atividades de treinamento profissional, o aluno adquire conhecimentos b?sicos relativos ao planejamento e configura??o (t?cnicas de projeto, meios de representa??o e comunica??o), sistemas de produ??o (rela??o com o processo produtivo: materiais, metodologia e gest?o), sistemas de utiliza??o (rela??o com o usu?rio: ergonomia, semi?tica, est?tica) e contextualiza??o (rela??o usu?rio, objeto e meio ambiente: hist?ria, sociologia e artes).
  • Moda

  • De acordo com a diretora do IAD, "o profissional formado no Bacharelado em Moda pode atuar em um extenso campo produtivo na ?rea t?xtil e de confec??o, desde o desenvolvimento de materiais ? cria??o de cole?es, incluindo a ?rea de acess?rios." Ela acrescenta que "compete a este profissional atuar nas ?reas de pesquisa de materiais e tend?ncias, servi?os de moda, consultorias, marketing, produ??o, fotografia, figurino, cenografia, entre outras." Cabe ao profissional da Moda um extenso campo de pesquisa e a??o criadora, exercendo um papel fundamental na defini??o de pr?ticas sociais, forma??o de opini?o, al?m de provoca??o e revela??o de tend?ncias no contexto da cultura e da visualidade contempor?nea.
  • Artes Visuais - bacharelado e licenciatura

  • O aluno poder? optar pelo bacharelado ou licenciatura em Artes Visuais. Ainda conforme Edna Rezende, o bacharel poder? atuar como pesquisador, programador cultural, diretor de arte, cr?tico de arte, curador, designer de exposi??o e produtor de trabalhos espec?ficos de artes visuais. Essas atua?es podem ocorrer em m?ltiplos contextos, a exemplo de exposi??o em galerias, museus, cole?es, espa?os p?blicos e privados, al?m de produ?es por encomenda de objetos, cen?rios e ambienta?es em eventos art?sticos, publicit?rios e empresariais. O profissional licenciado em Artes Visuais poder? trabalhar como professor de Artes em escolas de educa??o b?sica, p?blicas e privadas, bem como demais contextos do ensino e aprendizagem, a exemplo de escolas especializadas. O licenciado tamb?m est? apto a trabalhar como educador, pesquisador, produtor, agente cultural e outras especificidades do campo das Artes Visuais.
  • Artes do Espet?culo

  • O profissional poder? atuar no mercado de produ?es cinematogr?ficas de car?ter art?stico ou comercial, exercendo diversas atividades, a exemplo de dire??o, fotografia de arte, roteiro, edi??o, montagem, cenografia, figurino, indument?ria, ilumina??o e sonoplastia. O bacharelado em Artes do Espet?culo busca habilitar e instrumentalizar profissionais para atuar nas ?reas de cinema e audiovisual. O curso oferece estudos que visam contemplar a multiplicidade dos componentes da linguagem c?nica, do ponto de vista conceitual e formal.