Faculdades divulgam datas dos vestibulares Estudantes interessados em ingressar num curso de gradua??o das institui?es particulares de JF devem se atentar para as datas de inscri?es e das provas

Daniele Gruppi
Rep?rter
20/11/2008

As 11 institui?es particulares de ensino superior de Juiz de Fora j? est?o com as datas do vestibular 2009 definidas. S?o diversas op?es de cursos oferecidos. A administra??o e o direito est?o entre os que mais oferecem vagas.

H? faculdades que utilizam o Enem como forma de avalia??o ou de contribui??o para a nota final do vestibular. Estudantes interessados em ingressar em uma das institui?es devem ficar atentos para o prazo das inscri?es e dias de provas, porque algumas j? come?aram a realizar o processo seletivo.

Confira o calend?rio das institui?es
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

As inscri?es para o vestibular do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)- v?o ser encerradas no dia 3 de dezembro. Podem ser realizadas, principalmente, pela internet. A prova acontece no dia 8 de dezembro. A institui??o oferece os seguintes cursos: arquitetura e urbanismo, ci?ncias biol?gicas, comunica??o social (jornalismo), engenharia de telecomunica?es, filosofia, inform?tica, letras, pedagogia, psicologia e teologia.


Doctum
As inscri?es para o vestibular da Doctum v?o at? 21 de novembro. Podem ser feitas pela internet ou na sede da institui??o. As provas acontecem no dia 22 de novembro. A Faculdade oferece o curso de direito.

Est?cio de S?

A Faculdade Est?cio de S? ainda n?o divulgou o edital do vestibular. A institui??o disponibiliza vagas para administra??o, comunica??o social habilita??o jornalismo, comunica??o social habilita??o publicidade e propaganda, direito, educa??o f?sica, enfermagem, fisioterapia, odontologia, pedagogia e turismo) e quatro cursos de gradua??o tecnol?gica: tecnologia em design gr?fico, tecnologia em design de moda, tecnologia de gest?o em recursos humanos e tecnologia em redes de computador.


Facsum e FJF

As Faculdade do Sudeste Mineiro e a Faculdade de Juiz de Fora s?o parceiras e oferecem provas de vestibular em v?rias datas. A primeira fase j? aconteceu. A segunda ser? no dia 22 de novembro e a terceira ser? realizada a partir de dezembro, aos s?bados. As inscri?es podem ser feitas at? 72 horas antes da realiza??o da prova pela internet, ou at? 48 horas antes da realiza??o da prova na secretaria das institui?es.

O candidato poder? se inscrever em tr?s op?es. Cada op??o representa um curso e o turno de funcionamento deste curso. As op?es s?o independentes e o candidato dever? preencher cada uma separadamente. H? vagas para os cursos de administra??o, ci?ncias cont?beis, direito, comunica??o social (publicidade e propaganda), pedagogia, turismo, marketing, com?rcio exterior, processos gerenciais, gest?o de recursos humanos e gest?o comercial.


Faculdade de Ci?ncias M?dicas e da Sa?de de Juiz de Fora (Suprema)

A Suprema - Faculdade de Ci?ncias M?dicas e da Sa?de de Juiz de Fora - est? na fase final de inscri?es para o vestibular 2009. Os interessados em concorrer a uma vaga nos cursos da institui??o t?m at? a pr?xima sexta-feira, dia 21 de novembro, para efetuar as inscrever pela internet e at? o dia 26 de novembro, no hor?rio entre 8h e 17h, na secretaria do campus (BR-040 km 796, Bairro Salvaterra). As provas est?o agendadas para o dia 30 de novembro. H? vagas para os cursos de enfermagem, fisioterapia, odontologia, medicina e farm?cia.


Instituto Metodista Granbery

Para o vestibular do Granbery as inscri?es v?o at? dia 21 de novembro. H? vagas para os cursos de administra??o, direito, educa??o f?sica, pedagogia e sistema de informa??o. As provas acontecem dia 23 de novembro.


Instituto Vianna J?nior

O Instituto Vianna J?nior abre inscri?es para o vestibular dos cursos de direito, administra??o, economia, gest?o ambiental, processos gerenciais e sistemas para internet. O prazo para realiza??o das inscri?es encerra na pr?xima sexta-feira, dia 21 de novembro.

A prova ser? no dia 23 de novembro. A institui??o tamb?m ter? um processo seletivo em dezembro. As inscri?es v?o do dia 25 de novembro a 12 de dezembro. O exame ser? no dia 14 de dezembro.


Machado Sobrinho

A institui??o oferece vagas para os cursos de administra??o, ci?ncias cont?beis, eventos, gest?o ambiental, gest?o comercial - ?nfase no setor de bares e restaurantes, gest?o financeira - ?nfase no setor banc?rio, marketing - ?nfase n setor de varejo e sistemas para internet.

O vestibular vai ser realizado no dia 29 de novembro e o prazo para as inscri?es v?o at? o dia 28 de novembro. Pode ser feita na Central de Atendimento da Faculdade, de 9 h ?s 14 h e de 14h30 ?s 21h30.


Universidade Presidente Ant?nio Carlos (Unipac)

A institui??o promove vestibular para os cursos de gradua??o em biomedicina, medicina veterin?ria, tecnologia em meio ambiente, educa??o f?sica, enfermagem, farm?cia, fisioterapia, nutri??o, tecnologia em seguran?a do trabalho, tecnologia em informa??o empresarial, administra??o, comunica??o social, direito, tecnologia em gest?o de marketing e medicina.

Para os interessados, as inscri?es est?o abertas e podem ser efetuadas at? o dia 11 de dezembro. A prova acontece no dia 14 de dezembro.


Universidade Salgado de Oliveira (Universo)

Administra??o, an?lise de sistemas (sistemas de informa??o), comunica??o social, direito, educa??o f?sica, enfermagem, engenharia de produ??o, est?tica, fisioterapia, hist?ria, letras, pedagogia, produ??o audiovisual, redes de computadores, servi?o social e turismo s?o os cursos oferecidos pelo Universo. O pr?ximo processo seletivo acontece no dia 24 de novembro. H? exames marcados at? fevereiro.