Festival Primeiro Plano 2006

Por

Festival Primeiro Plano 2006 Curtas da Mostra Competitiva

Neste ano, foram 71 v?deos e filmes enviados por realizadores locais e nacionais para a Mostra Competitiva de Filmes e V?deos em Curta-Metragem. Como nos anos anteriores, esses trabalhos ser?o julgados pelo j?ri popular e o j?ri oficial do evento. As exibi?es acontecem de ter?a a sexta, a partir do do dia 07 de novembro, ?s 19 horas, no Espa?o Unibanco Palace e Alameda.

Amor

Rio de Janeiro, 35mm, cor, 2006,10 min

Sinopse:Ana v? um cego no bonde que a deixa profundamente perturbada. Buscando ref?gio no Jardim Bot?nico ela entra em contato com um lado seu que estava adormecido. Lembrando do filho volta para casa atormentada e assusta a crian?a. ? noite, ? despertada de seus del?rios pelo marido.
O Amor do Palha?o

Fortaleza - CE, 35 mm, Cor, 2005, 15min

Sinopse: O fim. Grete, personalidade da praia de Canoa Quebrada, est? morto. Sua hist?ria retrocede no tempo, momentos da vida desvendam sua trajet?ria at? o instante em qu? ? tomada a fat?dica decis?o de abandonar o Circo M?ximo e aventurar-se sozinho. O come?o do fim.
Arraiada

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, cor, 2005,12 min

Sinopse: Um menino. Todos querem escutar o seu interior. Mas ele mesmo s? quer escutar o latido do seu melhor amigo: Sult?o.


Augusto na Praia

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2006, 10 min

Sinopse: Homem caminha pela praia at? parar em uma casa para descansar. Nesta casa ele v? uma mulher que desperta nele v?rios sentimentos. Por?m neste filme nada parece o que ?.
Berenice

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, PB, 2005, 24 min

Sinopse: "Como quem quebra o objeto mais querido / E come?a a apanhar piedosamente / Todas as microsc?picas part?culas." (Augusto dos Anjos, "Decad?ncia")
Deu no jornal

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2005, 3 min

Sinopse: Um solit?rio e seu jornal.
Do mundo n?o se leva nada

S?o Paulo - SP, 35mm, cor, 2005, 15min

Sinopse: Um estranho aparelho de tv que avan?a at? o futuro. Uma banda sem futuro, e uma linda garota para conquistar. At? onde vale a pena arriscar?


Espeto de Pau

S?o Paulo - SP, 16mm, cor, 2005, 6 min

Sinopse: Dig?o ? um ator porn? que chega em casa cansado do trabalho no dia do seu anivers?rio. Clara ? a sua esposa que preparou uma surpresa para ele. Carl?o ? o colega de trabalho de Dig?o que foi assaltado. Z? ? o novo faxineiro do pr?dio que apareceu na hora e no lugar certos. O que eles t?m em comum? A urgente necessidade de sexo e de algum descanso, n?o necessariamente nessa ordem.
A Garota

Belo Horizonte - MG, 35mm, cor e PB, 2005, 4 min e 3 seg

Sinopse: A Garota ? a est?ria de uma menina em preto e branco e uma boneca em aquarela, numa pintura sobre tela.
A Goiabeira

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, 2006, cor, 14 min

Sinopse: Sebastiana e o primo Joaquim fazem um pacto de casamento diante de uma muda de goiabeira. Ele vai embora para o Rio em busca de emprego enquanto ela fica ? sua espera costurando seu vestido de casamento. Mas Joaquim volta casado com uma outra mulher.
O grande dia

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, PB, 2005, 7min

Sinopse: O curta mostra diversas situa?es pelas quais o universit?rio Paulo tem que passar. No final, ele descobre o caminho que realmente deseja seguir.


Leonel P?-de-Vento

Porto Alegre - RS, 35mm, cor, 2006, 15min

Sinopse: Leonel nasceu p?-de-vento e, por causa disso, vive isolado. O que pode acontecer quando ele ? descoberto pelos guris da escola? O projeto deste filme foi premiado e financiado pelo Concurso de Apoio a Realiza??o de Curtas Metragens em Anima??o do Minist?rio da Cultura.

Lita

Vit?ria - ES, 35mm, cor, 2005, 2 min 23 seg

Sinopse: Senhora utiliza a mem?ria para alimentar seu esp?rito.


Luzia passou por aqui

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2005, 13 min

Sinopse: Ao tirar seus ?culos, a m?ope Luzia enxerga uma vida.


Mem?ria Sem Vis?o

S?o Paulo - SP, 35mm, cor, 2005, 18 min

Sinopse: Este curta-metragem dialoga com tr?s experi?ncias est?ticas hist?ricas, importantes para o desenvolvimento da capta??o sonora e visual de diferentes realidades.


Mem?rias Sentimentais de um Editor de Passos

S?o Paulo - SP, 35mm, cor, 2006, 17 min

Sinopse: Seu trabalho era colocar cada pequeno som do passo em sincronia com a imagem. Parecia que isso n?o iria lev?-lo muito longe.

[OPUS.(N?UMENO)]

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, cor, 2006,15 min

Sinopse: Um apartamento, um tecido; dois corpos, duas linhas; um espelho, uma agulha.


Peixe Frito

Goi?nia - GO, 35mm, 2005, 19 min

Sinopse: Um Av? ensina o seu Neto a pescar e a partir da?, peixes, gaivotas e anz?is se misturam em uma ver?dica est?ria de pescador.
Por causa do Papai Noel

Florian?polis - SC, 35mm, cor, 2006, 15min

Sinopse: Urda Alice Klueger, uma menina de doze anos, sofre um acidente de bicicleta, ferindo gravemente o p?. Essa situa??o muda a vida de Urda, que precisa se afastar da escola. A m?e, por?m, come?a a ocupar as tardes da filha com muita leitura. Urda passa a entrar em contato com a literatura brasileira e a encantar-se com as aventuras surgidas nas p?ginas dos livros que devora. Atrav?s de sua imagina??o f?rtil, ela traz ao seu mundo personagens de Erico Ver?ssimo e Jorge Amado, entre outros.
Quem vai chorar quando eu morrer?

Rio de Janeiro - RJ, 16mm, PB, 2006, 7 min

Sinopse: Parecia um vel?rio como outro qualquer. Por?m, a chegada de uma mulher misteriosa d? in?cio a uma s?rie de estranhos acontecimentos.


Rap: o canto da Ceil?ndia

Taguatinga Norte - DF, 35mm, cor, 2006, 15 min

Sinopse: Di?logo com quatro representantes do rap nacional, todos moradores da cidade-sat?lite de Ceil?ndia, maior periferia de Bras?lia.


Recortes

S?o Paulo - SP, 35mm, cor, 2005, 15min

Sinopse: Juca trabalha em 2004 com fotografia, vivendo de mem?rias do passado.
Transtorno

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2006, 10 min

Sinopse: Escritor frustrado ? constantemente incomodado pelos h?bitos barulhentos de sua av? e seus muitos gatos.


Um salto no escuro

S?o Paulo - SP, 35mm, cor, 2006, 11min

Sinopse: Trancafiados h? muito tempo num mesmo ambiente, um casal de irm?os buscam sentido para suas vidas. Ele acha que tudo se resume entre aquelas quatro paredes. Ela quer sair dali e conhecer o mundo.Cartas misteriosas e um arbusto seco cont?m as respostas que eles procuram. Resta saber qual dos dois estar? disposto a dar um salto no escuro.
A ?ltima do amigo da on?a

Rio de Janeiro - RJ, 35mm, cor, 2006, 18min

Sinopse: Solit?rio, P?ricles, famoso desenhista, resolve vaguear pelas ruas do Rio de Janeiro na v?spera de Ano Novo. ? quando se da o ins?lito encontro entre o criador e sua criatura. P?ricles ? arrastado pelo AMIGO DA ON?A de confus?o em confus?o at? uma louca festa de Reveillon, onde o fin?rio gaiato termina por apresentar-lhe uma mulher t?o deslumbrante quanto fatal.