• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009, atualizada às 11h

    Calouros da UFJF fazem matrícula nesta semana

    Da redação

    Começou nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, a matrícula dos 2.496 aprovados nos concursos Vestibular 2009 e Pism III (triênio 2006-2008) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os estudantes devem comparecer pessoalmente ou através de procuração simples, em caso de impedimento, nas datas e horários agendados (ver box).

    Na manhã desta segunda, fazem matrícula os calouros de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Filosofia e Letras. Os alunos deste último curso também precisam fazer a prova de conhecimento de língua, para nivelamento. A avaliação será às 14h30 desta segunda-feira, na Faculdade de Letras.

    De acordo com o coordenador de assuntos e registros acadêmicos da UFJF, José Fonseca Marangon, o processo de matrícula foi tranquilo durante a manhã. "Começamos às 8h e duas horas depois quase não tinha fila. O trabalho está bem organizado", comemora.

    À tarde, no período entre 13h30 e 17h, é a vez dos aprovados em Direito, Psicologia, Serviço Social e Ciência da Computação.

    Documentação

    Os estudantes aprovados devem ficar atentos ao período de matrícula para não correr o risco de perder a vaga. É preciso comparecer na Central de Atendimento, que fica no prédio da Reitoria, no campus da instituição, portando duas cópias legíveis e autenticadas do certificado de conclusão do Ensino Médio ou Diploma de concluinte de curso técnico e/ou profissionalizante, histórico escolar completo do Ensino Médio, ou equivalente, e certidão de nascimento ou de casamento.

    Documentos como a cédula de identidade, o título de eleitor para brasileiros maiores de 18 anos, o último comprovante de votação (Eleições 2008) e o CPF devem ser entregues em uma única via legível e autenticada. A mesma regra serve para o certificado de reservista, ou atestado de alistamento militar ou de matrícula em CPOR ou NPOR, para brasileiros do sexo masculino maiores ou que completarão 18 anos em 2009. Também é necessário levar uma fotografia 3x4 recente.

    Calouros aprovados pelo sistema de cotas deverão apresentar, em uma cópia legível e autenticada, o histórico completo do Ensino Fundamental e a declaração do estabelecimento de ensino onde cursou o Ensino Fundamental e o Médio, informando a sua natureza, se pública ou privada.

    Quem esquecer algum documento no dia da matrícula pode ser cadastrado, recebendo um prazo para apresentá-lo. "Se o aluno esquecer algum documento, daremos um prazo de acordo com cada situação para que ele possa trazer a documentação completa e garantir a vaga", afirma José Fonseca.

    No entanto, não há prazo adicional para o estudante que perder o período da matrícula. "Quem não fizer a matrícula até quinta-feira vai ficar sem a vaga. Depois desse prazo, vamos elaborar o primeiro edital de reclassificação, que deve ter entre 240 e 400 nomes", explica o coordenador.

    Reclassificação

    Em 2008, a UFJF lançou sete editais de reclassificação. Na instituição, os índices oscilam entre 10% e 15% das vagas, segundo José Fonseca. Isso acontece, principalmente, por causa dos estudantes aprovados em várias universidades. "O aluno que passa em mais de uma instituição normalmente opta por ficar mais perto de casa. Muitos vestibulandos prestam o vestibular em Juiz de Fora e nos municípios da região, como Viçosa", alega.

    Os estudantes classificados como excedentes devem ficar atentos aos grupos de cada concurso, já que a reclassificação é feita de acordo com o tipo de ingresso (Vestibular e Pism, optante ou não pelo sistema de cotas).

    Segundo José Fonseca, Medicina e Engenharia Civil lideram as listas de reclassificação. "Cursos com mais vagas, como a Medicina, que tem 160, e a Engenharia Civil, com cem, geralmente são os que chamam mais alunos excedentes. A maioria das faculdades oferece praticamente a metade das vagas."

    Datas da matrícula

    Dia 9 de fevereiro

    • De 8h às 11h30 – Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Filosofia, Letras.
    • De 13h30 às 17h – Cursos: Direito, Psicologia, Serviço Social, Ciência da Computação.

    Dia 10 de fevereiro

    • De 8h às 11h30 – Cursos: Administração, Engenharia Elétrica, Geografia, Pedagogia.
    • De 13h30 às 17h – Cursos: Comunicação Social, Engenharia Civil, Turismo

    Dia 11 de fevereiro

    • De 8h às 11h30 – Cursos: Música, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nutrição, Artes e Design, História.
    • De 13h30 às 17h – Cursos: Ciências Exatas

    Dia 12 de fevereiro

    • De 8h às 11h30 – Cursos: Medicina, Odontologia, Educação Física.
    • De 13h30 às 17h – Cursos: Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Engenharia de Produção

    As datas são válidas para a matrícula dos aprovados para o 1° e 2° semestre.

    O primeiro edital de reclassificação será divulgado no dia 18 de fevereiro, e a matrícula dos calouros contemplados no documento está marcada para o dia 20 do mesmo mês.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.