Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 11h

Calouros da UFJF fazem matr?cula nesta semana

Da reda??o

Come?ou nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, a matr?cula dos 2.496 aprovados nos concursos Vestibular 2009 e Pism III (tri?nio 2006-2008) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os estudantes devem comparecer pessoalmente ou atrav?s de procura??o simples, em caso de impedimento, nas datas e hor?rios agendados (ver box).

Na manh? desta segunda, fazem matr?cula os calouros de Arquitetura e Urbanismo, Ci?ncias Econ?micas, Ci?ncias Sociais, Filosofia e Letras. Os alunos deste ?ltimo curso tamb?m precisam fazer a prova de conhecimento de l?ngua, para nivelamento. A avalia??o ser? ?s 14h30 desta segunda-feira, na Faculdade de Letras.

De acordo com o coordenador de assuntos e registros acad?micos da UFJF, Jos? Fonseca Marangon, o processo de matr?cula foi tranquilo durante a manh?. "Come?amos ?s 8h e duas horas depois quase n?o tinha fila. O trabalho est? bem organizado", comemora.

? tarde, no per?odo entre 13h30 e 17h, ? a vez dos aprovados em Direito, Psicologia, Servi?o Social e Ci?ncia da Computa??o.

Documenta??o

Os estudantes aprovados devem ficar atentos ao per?odo de matr?cula para n?o correr o risco de perder a vaga. ? preciso comparecer na Central de Atendimento, que fica no pr?dio da Reitoria, no campus da institui??o, portando duas c?pias leg?veis e autenticadas do certificado de conclus?o do Ensino M?dio ou Diploma de concluinte de curso t?cnico e/ou profissionalizante, hist?rico escolar completo do Ensino M?dio, ou equivalente, e certid?o de nascimento ou de casamento.

Documentos como a c?dula de identidade, o t?tulo de eleitor para brasileiros maiores de 18 anos, o ?ltimo comprovante de vota??o (Elei?es 2008) e o CPF devem ser entregues em uma ?nica via leg?vel e autenticada. A mesma regra serve para o certificado de reservista, ou atestado de alistamento militar ou de matr?cula em CPOR ou NPOR, para brasileiros do sexo masculino maiores ou que completar?o 18 anos em 2009. Tamb?m ? necess?rio levar uma fotografia 3x4 recente.

Calouros aprovados pelo sistema de cotas dever?o apresentar, em uma c?pia leg?vel e autenticada, o hist?rico completo do Ensino Fundamental e a declara??o do estabelecimento de ensino onde cursou o Ensino Fundamental e o M?dio, informando a sua natureza, se p?blica ou privada.

Quem esquecer algum documento no dia da matr?cula pode ser cadastrado, recebendo um prazo para apresent?-lo. "Se o aluno esquecer algum documento, daremos um prazo de acordo com cada situa??o para que ele possa trazer a documenta??o completa e garantir a vaga", afirma Jos? Fonseca.

No entanto, n?o h? prazo adicional para o estudante que perder o per?odo da matr?cula. "Quem n?o fizer a matr?cula at? quinta-feira vai ficar sem a vaga. Depois desse prazo, vamos elaborar o primeiro edital de reclassifica??o, que deve ter entre 240 e 400 nomes", explica o coordenador.

Reclassifica??o

Em 2008, a UFJF lan?ou sete editais de reclassifica??o. Na institui??o, os ?ndices oscilam entre 10% e 15% das vagas, segundo Jos? Fonseca. Isso acontece, principalmente, por causa dos estudantes aprovados em v?rias universidades. "O aluno que passa em mais de uma institui??o normalmente opta por ficar mais perto de casa. Muitos vestibulandos prestam o vestibular em Juiz de Fora e nos munic?pios da regi?o, como Vi?osa", alega.

Os estudantes classificados como excedentes devem ficar atentos aos grupos de cada concurso, j? que a reclassifica??o ? feita de acordo com o tipo de ingresso (Vestibular e Pism, optante ou n?o pelo sistema de cotas).

Segundo Jos? Fonseca, Medicina e Engenharia Civil lideram as listas de reclassifica??o. "Cursos com mais vagas, como a Medicina, que tem 160, e a Engenharia Civil, com cem, geralmente s?o os que chamam mais alunos excedentes. A maioria das faculdades oferece praticamente a metade das vagas."

Datas da matr?cula

Dia 9 de fevereiro

  • De 8h ?s 11h30 ? Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ci?ncias Econ?micas, Ci?ncias Sociais, Filosofia, Letras.
  • De 13h30 ?s 17h ? Cursos: Direito, Psicologia, Servi?o Social, Ci?ncia da Computa??o.

Dia 10 de fevereiro

  • De 8h ?s 11h30 ? Cursos: Administra??o, Engenharia El?trica, Geografia, Pedagogia.
  • De 13h30 ?s 17h ? Cursos: Comunica??o Social, Engenharia Civil, Turismo

Dia 11 de fevereiro

  • De 8h ?s 11h30 ? Cursos: M?sica, Engenharia Sanit?ria e Ambiental, Nutri??o, Artes e Design, Hist?ria.
  • De 13h30 ?s 17h ? Cursos: Ci?ncias Exatas

Dia 12 de fevereiro

  • De 8h ?s 11h30 ? Cursos: Medicina, Odontologia, Educa??o F?sica.
  • De 13h30 ?s 17h ? Cursos: Ci?ncias Biol?gicas, Enfermagem, Farm?cia, Fisioterapia, Engenharia de Produ??o

As datas s?o v?lidas para a matr?cula dos aprovados para o 1? e 2? semestre.

O primeiro edital de reclassifica??o ser? divulgado no dia 18 de fevereiro, e a matr?cula dos calouros contemplados no documento est? marcada para o dia 20 do mesmo m?s.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes