Servidores da UFJF continuam em greve HU e CAS recebem visitas de sindicalistas para reduzir os atendimentos. Pr?xima assembl?ia acontece na quarta

Renata Cristina
Rep?rter
01/06/2007

Acompanhando a greve nacional, que j? atinge 36 institui?es de ensino, os funcion?rios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mant?m os servi?os suspensos, depois da vota??o realizada em assembl?ia no ?ltimo dia 28.

A biblioteca central, restaurante universit?rio e os laborat?rios das faculdades continuam fechados por tempo indeterminado. Nesta sexta, o Hospital Universit?rio e o Centro de Aten??o ? Sa?de (CAS) foram visitados por sindicalistas, com o objetivo de reduzir o n?mero de consultas, exames e tratamentos. "Gradativamente vamos baixar os atendimentos, at? chegar ao previsto que ? de 30%", esclarece Helo?sa Helena, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf)

Al?m do reajuste salarial, os servidores pretendem conseguir a reestrutura??o da tabela de sal?rios-base e garantir o direito de greve, abalado pelo projeto de lei , que prev? novas regras para greves no funcionalismo p?blico.

O grupo reivindica, ainda, igualdade de direitos entre servidores ativos e aposentados, concursos p?blicos para as universidades e a retirada do Projeto de Lei Complementar PLP 01/07 do Congresso Nacional - considerada por eles como uma proposta que limita o crescimento real da folha de sal?rios dos servidores em 1,5%, assim como gastos com recursos humanos no servi?o p?blico. A greve tamb?m acontece contra a proposta de transforma??o dos hospitais universit?rios em funda?es estatais de direito privado.

Uma assembl?ia est? marcada para a pr?xima quarta, dia 06, para uma avalia??o do movimento em Juiz de Fora.