Intercom Sudeste re?ne 700 pesquisadores em JF Encontro de pesquisadores e estudantes de comunica??o conta
com uma s?rie de atra?es nesta sexta

Renata Cristina
Rep?rter
17/05/2007

Pesquisadores, estudantes e interessados em discutir Mercado e Comunica??o na Sociedade Digital se reuniram nesta quarta, dia 16, para o primeiro dia do XII Congresso de Ci?ncias da Comunica??o na Regi?o Sudeste (Intercom), em Juiz de Fora. O evento de abertura contou com a presen?a do ministro das Comunica?es H?lio Costa (leia a mat?ria!), al?m da diretora cultural do Intercom Nacional e escritora, Raquel Paiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em seu discurso, a autora de uma dezena de livros de sucesso no meio acad?mico, entre eles "O Esp?rito Comum", que fala sobre m?dia e comunidade em um mundo globalizado, destacou a import?ncia do encontro para a sociedade contempor?nea. "A discuss?o da digitaliza??o ? fundamental porque todas essas mudan?as e desenvolvimentos tecnol?gicos t?m acontecido a nossa revelia", observa Raquel.

A professora universit?ria, que cursou a Faculdade de Comunica??o Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criticou a posi??o do ministro H?lio Costa, ao dizer que "somente o processo de digitaliza??o da TV est? sendo discutido por pesquisadores no Brasil". "Normalmente usamos a tecnologia, somos ref?ns dela, ao ponto de n?o conseguirmos ficar sem o telefone, mas n?o nos deram oportunidade de discutir a digitaliza??o dos celulares, por exemplo, ao longo desse processo. Essa Intercom instiga toda a sociedade de pesquisadores para que pense sobre isso", diz Raquel.

Henrique Duque O reitor da UFJF, professor Henrique Duque (foto), comemorou a not?cia dada pelo ministro, de que a institui??o contar? com uma r?dio e TV educativas. "? um sonho de consumo. Os ve?culos ir?o refor?ar a imagem da nossa universidade n?o somente na Zona da Mata, mas na regi?o das vertentes, tanto para a pesquisa quanto para o ensino e extens?o".

Os 700 participantes dos estados da regi?o Sudeste puderam tamb?m conhecer os finalistas dos Pr?mios Vera Giagrande, L?gia Averbuck, Francisco Morel e Freitas Nobre, de trabalhos acad?micos em suas respectivas categorias, al?m de participar da confer?ncia Mercado e Comunica??o na Sociedade Digital, com a Prof?. Dr?. S?nia Virg?nia Moreira (UERJ).

"? uma honra para n?s sediar esse evento. O Intercom sempre discute temas relevantes para a sociedade. ? papel das universidades n?o somente servir ao mercado, mas tamb?m ouv?-lo", acredita a diretora da Faculdade de Comunica??o Social da UFJF e uma das coordenadoras gerais do evento, Marise Pimentel Mendes.

Pr?ximas atra?es

Teresa Cristina da Costa Neves A vasta programa??o do Congresso, com apresenta?es cient?ficas, exposi??o de trabalhos, oficinas e mini-cursos (veja a programa??o) ? levantada como o ponto forte do evento pela coordenadora geral do Intercom Sudeste, Teresa Cristina da Costa Neves (foto). "Temos muitas atividades, al?m da oportunidade de receber pessoas de proje??o intelectual e colegas da regi?o Sudeste. H?, ainda, as oficinas e a programa??o cultural, sob a coordena??o do professor Jos? Lu?s Ribeiro".

O painel Tecnologia e Mercado abre a programa??o desta sexta, dia 18, com a Prof?. Dr?. Elizabeth Saad Correa (USP), o professor, jornalista, Diretor de TV e Cr?tico de Cinema, Nelson Hoineff, e a Prof?. Dr?. Sueli Mara Soares P. Ferreira (USP). Na parte da tarde, acontecem os grupos tem?ticos e mini-cursos destinados aos estudantes. Ap?s ?s 18h, acontece a sess?o plen?ria de encerramento, no Anfiteatro de Estudos Sociais da UFJF.

Professores da Faculdade de Comunica??o (FACOM) da UFJF tamb?m v?o apresentar trabalhos e ministrar oficinas e mini-cursos no ?ltimo dia de Intercom 2007.