Intercom Sudeste reúne 700 pesquisadores em JF Encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação conta
com uma série de atrações nesta sexta

Renata Cristina
Repórter
17/05/2007

Pesquisadores, estudantes e interessados em discutir Mercado e Comunicação na Sociedade Digital se reuniram nesta quarta, dia 16, para o primeiro dia do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom), em Juiz de Fora. O evento de abertura contou com a presença do ministro das Comunicações Hélio Costa (leia a matéria!), além da diretora cultural do Intercom Nacional e escritora, Raquel Paiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em seu discurso, a autora de uma dezena de livros de sucesso no meio acadêmico, entre eles "O Espírito Comum", que fala sobre mídia e comunidade em um mundo globalizado, destacou a importância do encontro para a sociedade contemporânea. "A discussão da digitalização é fundamental porque todas essas mudanças e desenvolvimentos tecnológicos têm acontecido a nossa revelia", observa Raquel.

A professora universitária, que cursou a Faculdade de Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criticou a posição do ministro Hélio Costa, ao dizer que "somente o processo de digitalização da TV está sendo discutido por pesquisadores no Brasil". "Normalmente usamos a tecnologia, somos reféns dela, ao ponto de não conseguirmos ficar sem o telefone, mas não nos deram oportunidade de discutir a digitalização dos celulares, por exemplo, ao longo desse processo. Essa Intercom instiga toda a sociedade de pesquisadores para que pense sobre isso", diz Raquel.

Henrique Duque O reitor da UFJF, professor Henrique Duque (foto), comemorou a notícia dada pelo ministro, de que a instituição contará com uma rádio e TV educativas. "É um sonho de consumo. Os veículos irão reforçar a imagem da nossa universidade não somente na Zona da Mata, mas na região das vertentes, tanto para a pesquisa quanto para o ensino e extensão".

Os 700 participantes dos estados da região Sudeste puderam também conhecer os finalistas dos Prêmios Vera Giagrande, Lígia Averbuck, Francisco Morel e Freitas Nobre, de trabalhos acadêmicos em suas respectivas categorias, além de participar da conferência Mercado e Comunicação na Sociedade Digital, com a Profª. Drª. Sônia Virgínia Moreira (UERJ).

"É uma honra para nós sediar esse evento. O Intercom sempre discute temas relevantes para a sociedade. É papel das universidades não somente servir ao mercado, mas também ouví-lo", acredita a diretora da Faculdade de Comunicação Social da UFJF e uma das coordenadoras gerais do evento, Marise Pimentel Mendes.

Próximas atrações

Teresa Cristina da Costa Neves A vasta programação do Congresso, com apresentações científicas, exposição de trabalhos, oficinas e mini-cursos (veja a programação) é levantada como o ponto forte do evento pela coordenadora geral do Intercom Sudeste, Teresa Cristina da Costa Neves (foto). "Temos muitas atividades, além da oportunidade de receber pessoas de projeção intelectual e colegas da região Sudeste. Há, ainda, as oficinas e a programação cultural, sob a coordenação do professor José Luís Ribeiro".

O painel Tecnologia e Mercado abre a programação desta sexta, dia 18, com a Profª. Drª. Elizabeth Saad Correa (USP), o professor, jornalista, Diretor de TV e Crítico de Cinema, Nelson Hoineff, e a Profª. Drª. Sueli Mara Soares P. Ferreira (USP). Na parte da tarde, acontecem os grupos temáticos e mini-cursos destinados aos estudantes. Após às 18h, acontece a sessão plenária de encerramento, no Anfiteatro de Estudos Sociais da UFJF.

Professores da Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFJF também vão apresentar trabalhos e ministrar oficinas e mini-cursos no último dia de Intercom 2007.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.