• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Os melhores cursos de JF, segundo ENADE Quatro cursos da cidade estão entre os dez melhores do Brasil. UFJF fica com de psicologia nacional e a Universo, com o de jornalismo do Sudeste

    Fernanda Leonel
    Repórter
    01/06/2007

    Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está o melhor curso de psicologia do país. A classificação vem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), divulgado na última quinta-feira, 31, pelo Ministério da Educação (MEC).

    A cidade também comemora outros bons resultados. Mais três cursos, da UFJF e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), estão entre os dez melhores do Brasil.

    O curso de Turismo da federal conseguiu o conceito 63,4 e ficou com a sétima colocação nacional. Nesta mesma posição está o Direito da UFJF, que alcançou 63,8 pontos. A Universo ficou com o terceiro lugar da classificação em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. O resultado é o melhor de Juiz de Fora e também de Minas Gerais.

    Para a coordenadora do curso de comunicação da Universo, Maristela Rocha, o resultado é fruto do trabalho realizado por toda a equipe, desde 2003, ano no qual o jornalismo passou a ser oferecido na faculdade. "Nós estamos muito emocionados. Preparamos os alunos para a prova cerca de dez dias antes, mas não esperávamos que o resultado fosse tão bom. Esse é um trabalho de um ano inteiro".

    O coordenador do curso de psicologia da UFJF também compartilha da opinião de Maristela. Além de destacar o contínuo aprendizado dos alunos, dentro e fora das salas de aula, através de pesquisas e projetos de extensão, ele fez questão de frisar que "o bom desempenho do curso é conseqüência de um trabalho de muitos anos, já que ele tem se voltado para uma temática atual e essa modernização é fator relevante nesse resultado".

    Em Juiz de Fora, as seguintes instituições foram avaliadas: Centro de Ensino Superior (CES), Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho, Doctum, Granbery, Instituto Vianna Júnior, Facsum, Instituto Superior de Educação Carlos Chagas, UFJF, Unipac e Universo.

    Quatro cursos da UFJF - administração, direito, psicologia e turismo - além do jornalismo na Universo, conseguiram a nota 5, considerada o conceito máximo de acordo com a avaliação do MEC. Em todo Brasil, apenas 45 dos 5.701 cursos de graduação avaliados pelo ENADE conseguiram essa nota.

    Confira o resultado da avaliação, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

    Novidades

    Na segunda edição do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a prova de avaliação que substituiu o antigo Provão, o Ministério da Educação calculou o quanto uma instituição aumentou o conhecimento de seu aluno e criou um índice para isso.

    Ao contrário do Provão, que avaliava apenas os alunos que estavam concluindo o curso, o Enade avalia os concluintes (com pelo menos 85% dos créditos feitos) e também os que estão iniciando a faculdade (com 25% dos créditos cursados).

    O Ministério criou um índice para ver o avanço entre o início e o fim do curso. Comparando escolas com tipos de alunos semelhantes, chegou a uma média de qual seria o desempenho esperado naquela área quando o estudante tivesse terminado o curso. Aquelas instituições que ficassem acima dessa média, receberiam um conceito 4 ou 5 no chamado de IDD, Índice de Diferença do Desempenho. Na média, ficariam com 3 e, abaixo, 1 e 2.

    O Enade é parte de um sistema de avaliação do MEC que ainda terá visitas de comissões a cada instituição para verificar corpo técnico e docente, infra-estrutura, perfil pedagógico, entre outros pontos. Mas a nota da prova é um dos componentes da avaliação.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.