Os melhores cursos de JF, segundo ENADE Quatro cursos da cidade estão entre os dez melhores do Brasil. UFJF fica com de psicologia nacional e a Universo, com o de jornalismo do Sudeste
Repórter
01/06/2007

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está o melhor curso de psicologia do país. A classificação vem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), divulgado na última quinta-feira, 31, pelo Ministério da Educação (MEC).
A cidade também comemora outros bons resultados. Mais três cursos, da UFJF e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), estão entre os dez melhores do Brasil.
O curso de Turismo da federal conseguiu o conceito 63,4 e ficou com a sétima colocação nacional. Nesta mesma posição está o Direito da UFJF, que alcançou 63,8 pontos. A Universo ficou com o terceiro lugar da classificação em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. O resultado é o melhor de Juiz de Fora e também de Minas Gerais.
Para a coordenadora do curso de comunicação da Universo,
Maristela Rocha, o resultado é fruto do trabalho realizado por
toda a equipe, desde 2003, ano no qual o jornalismo passou a ser oferecido na faculdade.
"Nós estamos muito emocionados.
Preparamos os alunos para a prova cerca de dez dias antes, mas não esperávamos que
o resultado fosse
tão bom. Esse é um trabalho de um ano inteiro"
.
O coordenador do curso de psicologia da UFJF também compartilha da opinião de Maristela. Além de destacar o contínuo aprendizado dos alunos, dentro e fora das salas de aula, através de pesquisas e projetos de extensão, ele fez questão de frisar que "o bom desempenho do curso é conseqüência de um trabalho de muitos anos, já que ele tem se voltado para uma temática atual e essa modernização é fator relevante nesse resultado".
Em Juiz de Fora, as seguintes instituições foram avaliadas: Centro de Ensino Superior (CES), Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho, Doctum, Granbery, Instituto Vianna Júnior, Facsum, Instituto Superior de Educação Carlos Chagas, UFJF, Unipac e Universo.
Quatro cursos da UFJF - administração, direito, psicologia e turismo - além do jornalismo na Universo, conseguiram a nota 5, considerada o conceito máximo de acordo com a avaliação do MEC. Em todo Brasil, apenas 45 dos 5.701 cursos de graduação avaliados pelo ENADE conseguiram essa nota.
Confira o resultado da avaliação, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Novidades
Na segunda edição do Exame Nacional de Desempenho do
Estudante (Enade), a prova de avaliação que substituiu o
antigo Provão, o Ministério da Educação calculou o quanto
uma instituição aumentou o conhecimento de seu aluno e
criou um índice para isso.
Ao contrário do Provão, que avaliava apenas os alunos que estavam concluindo o curso, o Enade avalia os concluintes (com pelo menos 85% dos créditos feitos) e também os que estão iniciando a faculdade (com 25% dos créditos cursados).
O Ministério criou um índice para ver o avanço entre o início e o fim do curso. Comparando escolas com tipos de alunos semelhantes, chegou a uma média de qual seria o desempenho esperado naquela área quando o estudante tivesse terminado o curso. Aquelas instituições que ficassem acima dessa média, receberiam um conceito 4 ou 5 no chamado de IDD, Índice de Diferença do Desempenho. Na média, ficariam com 3 e, abaixo, 1 e 2.
O Enade é parte de um sistema de avaliação do MEC que ainda terá visitas de comissões a cada instituição para verificar corpo técnico e docente, infra-estrutura, perfil pedagógico, entre outros pontos. Mas a nota da prova é um dos componentes da avaliação.