Os melhores cursos de JF, segundo ENADE Quatro cursos da cidade est?o entre os dez melhores do Brasil. UFJF fica com de psicologia nacional e a Universo, com o de jornalismo do Sudeste

Fernanda Leonel
Rep?rter
01/06/2007

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) est? o melhor curso de psicologia do pa?s. A classifica??o vem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), divulgado na ?ltima quinta-feira, 31, pelo Minist?rio da Educa??o (MEC).

A cidade tamb?m comemora outros bons resultados. Mais tr?s cursos, da UFJF e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), est?o entre os dez melhores do Brasil.

O curso de Turismo da federal conseguiu o conceito 63,4 e ficou com a s?tima coloca??o nacional. Nesta mesma posi??o est? o Direito da UFJF, que alcan?ou 63,8 pontos. A Universo ficou com o terceiro lugar da classifica??o em Comunica??o Social com habilita??o em jornalismo. O resultado ? o melhor de Juiz de Fora e tamb?m de Minas Gerais.

Para a coordenadora do curso de comunica??o da Universo, Maristela Rocha, o resultado ? fruto do trabalho realizado por toda a equipe, desde 2003, ano no qual o jornalismo passou a ser oferecido na faculdade. "N?s estamos muito emocionados. Preparamos os alunos para a prova cerca de dez dias antes, mas n?o esper?vamos que o resultado fosse t?o bom. Esse ? um trabalho de um ano inteiro".

O coordenador do curso de psicologia da UFJF tamb?m compartilha da opini?o de Maristela. Al?m de destacar o cont?nuo aprendizado dos alunos, dentro e fora das salas de aula, atrav?s de pesquisas e projetos de extens?o, ele fez quest?o de frisar que "o bom desempenho do curso ? conseq??ncia de um trabalho de muitos anos, j? que ele tem se voltado para uma tem?tica atual e essa moderniza??o ? fator relevante nesse resultado".

Em Juiz de Fora, as seguintes institui?es foram avaliadas: Centro de Ensino Superior (CES), Faculdade de Ci?ncias Cont?beis e Administrativas Machado Sobrinho, Doctum, Granbery, Instituto Vianna J?nior, Facsum, Instituto Superior de Educa??o Carlos Chagas, UFJF, Unipac e Universo.

Quatro cursos da UFJF - administra??o, direito, psicologia e turismo - al?m do jornalismo na Universo, conseguiram a nota 5, considerada o conceito m?ximo de acordo com a avalia??o do MEC. Em todo Brasil, apenas 45 dos 5.701 cursos de gradua??o avaliados pelo ENADE conseguiram essa nota.

Confira o resultado da avalia??o, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira (INEP)

Novidades

Na segunda edi??o do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a prova de avalia??o que substituiu o antigo Prov?o, o Minist?rio da Educa??o calculou o quanto uma institui??o aumentou o conhecimento de seu aluno e criou um ?ndice para isso.

Ao contr?rio do Prov?o, que avaliava apenas os alunos que estavam concluindo o curso, o Enade avalia os concluintes (com pelo menos 85% dos cr?ditos feitos) e tamb?m os que est?o iniciando a faculdade (com 25% dos cr?ditos cursados).

O Minist?rio criou um ?ndice para ver o avan?o entre o in?cio e o fim do curso. Comparando escolas com tipos de alunos semelhantes, chegou a uma m?dia de qual seria o desempenho esperado naquela ?rea quando o estudante tivesse terminado o curso. Aquelas institui?es que ficassem acima dessa m?dia, receberiam um conceito 4 ou 5 no chamado de IDD, ?ndice de Diferen?a do Desempenho. Na m?dia, ficariam com 3 e, abaixo, 1 e 2.

O Enade ? parte de um sistema de avalia??o do MEC que ainda ter? visitas de comiss?es a cada institui??o para verificar corpo t?cnico e docente, infra-estrutura, perfil pedag?gico, entre outros pontos. Mas a nota da prova ? um dos componentes da avalia??o.