Cerca de 70 mil pessoas passaram pelo Fest Ler Pr?ximo evento j? est? marcado para o m?s de abril de 2008

Thiago Werneck
Colabora??o*
04/06/2007

Com a visita de 70 mil pessaos, 30 mil livros vendidos, R$ 750 mil em investimento, visita de representantes de 45 munic?pios, a Prefeitura de Juiz de Fora considerou que o Fest Ler teve um saldo positivo e j? marcou a data para a repetir o evento. De 14 a 19 de abril de 2008, no m?s do livro, o Festival de Leitura entra em sua terceira edi??o, tamb?m planejada para acontecer no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

Para as editoras e livreiros presentes na reuni?o, a avalia??o do evento tamb?m foi positiva. O representante das editoras Orestes Filho destaca o aumento nas vendas. "Em rela??o a um dia normal chegamos a crescer em at? 90%, e em 30% em rela??o ao Fest Ler de 2005. A participa??o de escolas e professores foi muito boa, ajudamos na organiza??o e pudemos atender o p?blico", ressalta.

A livreira Evonilda Tanajina(foto ao lado) destaca a participa??o das crian?as e lembra que alguns pontos do evento ainda podem melhorar. "80% do p?blico era infantil e depois que as crian?as visitavam o Festival com os professores, muitos faziam quest?o de voltar ao festival e comprar um livro, at? mesmo sem ajuda dos pais. O que ficou devendo foi a falta de uma ?rea de alimenta??o. Al?m disso, as livrarias poderiam ficar mais pr?ximas dos eventos culturais", completa.

*Thiago Werneck ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora