Servidores da UFJF realizam passeata na segunda Ato p?blico deve reunir 300 pessoas no centro de Juiz de Fora

Renata Cristina
Rep?rter
08/06/2007

Os servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam passeata nesta segunda, dia 11, a partir de 14h. Cerca de 300 pessoas devem sair do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes em dire??o ? C?mara Municipal, percorrendo as principais ruas do centro. A greve da categoria dura 11 dias.

"Nossa inten??o ? esclarecer a sociedade sobre os motivos da greve", observa Paulo Dimas de Castro, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o P?blica (Sintufejuf). Duas mil cartilhas va? ser entregues a popula??o, para enfatizar o n?o cumprimento dos 13 compromissos estabelecidos pelo Governo Federal desde o ano de 2002.

Outras entidades juizforanas foram convidadas a participar do ato, como o Diret?rio Central dos Estudantes (DCE), Central ?nica dos Trabalhadores (CUT), entre os demais sindicatos. "Ainda n?o sabemos quem estar? presente", esclarece
Helo?sa Helena de Oliveira, coordenadora do Sintufejuf.

Na ?ltima quarta-feira, dia 06, representantes do Comando Nacional de Greve se reuniram com o Minist?rio da Educa??o. Uma nova negocia??o est? marcada para a pr?xima quarta, dia 15. Al?m do reajuste salarial, os servidores pretendem conseguir a reestrutura??o da tabela de sal?rios-base e garantir o direito de greve, abalado pelo projeto de lei, que prev? novas regras para greves no funcionalismo p?blico.

O grupo reivindica, ainda, igualdade de direitos entre servidores ativos e aposentados, concursos p?blicos para as universidades e a retirada do Projeto de Lei Complementar PLP 01/07 do Congresso Nacional - considerada por eles como uma proposta que limita o crescimento real da folha de sal?rios dos servidores em 1,5%, assim como gastos com recursos humanos no servi?o p?blico. A greve acontece contra o projeto de transforma??o dos hospitais universit?rios em funda?es estatais de direito privado.