Estado notifica mais um caso confirmado de vavãola em Belo Horizonte

Por

Estado notifica mais um caso confirmado de var?ola em Belo Horizonte

 O Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) indicou na atualização desta quarta-feira (20) mais um caso confirmado de varíola dos macacos (monkeypox) em Belo Horizonte. Os exames laboratoriais são realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). De acordo com o Estado, os pacientes estão estáveis e alguns ainda cumprem isolamento, até o término do período previsto. 


Houve aumento também entre os casos em investigação. Nas últimas 24 horas, novos sete casos suspeitos da doença foram informados pela SES, o número total de pacientes em investigação é de 43. Seis casos foram descartados no mesmo período, somando 48 totais. Um caso foi classificado como provável. 


A SES/ reforçou que, até o  momento, os casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 22 e 48 anos, em boas condições clínicas. Há apenas um caso em acompanhamento hospitalar devido à necessidade clínica. Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados. Somente o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.


Há uma notificação marcada como suspeita para a doença em Juiz de Fora, o status da situação não foi atualizado. Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que, como determina o protocolo, qualquer caso suspeito é passível de investigação e monitoramento. ”Todos os procedimentos necessários estão sendo seguidos. O exame já foi coletado e encaminhado para a Funed em Belo Horizonte.”