Ter?a-feira, 17 de julho de 2007, atualizada ?s 16h00

Formandos da UFJF recebem diploma no dia da cola??o unificada


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que se formam em agosto deste ano, v?o retirar o diploma no mesmo dia da cerim?nia de cola??o. O an?ncio foi feito nesta ter?a-feira, 17 de julho, em coletiva realizada pelo assessor de imprensa da UFJF, Kleber Ramos, juntamente com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf).

Segundo o assessor, ? a primeira vez que a UFJF realiza a entrega dos diplomas na pr?pria cola??o, que este semestre, acontece em tr?s dias diferentes, no Cine-Theatro Central. Outra mudan?a anunciada foi em rela??o ? entrega das becas utilizadas na cerim?nia. Ao contr?rio dos anos anteriores, os formandos de 2007 v?o devolver as becas logo ap?s a cola??o, no pr?prio Central.

As mudan?as foram poss?veis gra?as ao acordo firmado entre a UFJF e o Sintufejuf. Mesmo em greve, os servidores da universidade est?o emitindo documentos para que os alunos possam obter a documenta??o necess?ria para se formarem.

foto de Paulo Dimas

"A nossa preocupa??o ? dar tranq?ilidade para os formandos e familiares. Estamos recebendo muitas liga?es de alunos querendo saber se a greve vai afetar a formatura, pois j? est?o com emprego garantido, esperando apenas a libera??o do diploma. O comando de greve tem sido muito sens?vel em rela??o a isso e est? liberando os documentos normalmente", assegura Paulo Dimas (foto), coordenador geral do Sintufejuf.

Para receberem o diploma, os formandos devem solicitar o nada-consta, documento da Biblioteca Central da UFJF respons?vel por garantir que o aluno esteja em dia com os empr?stimos de livros.

Cola??o em tr?s dias

A UFJF confirmou as datas das cola?es unificadas, realizadas nos dias 11, 18 e 19 de agosto, no Cine-Theatro Central. Os 903 formandos foram divididos em suas ?reas de conhecimento (Humanas, Sa?de e Exatas) e, cada um, pode convidar at? nove pessoas. Segundo o assessor de imprensa da UFJF, Kleber Ramos, o novo sistema de cola??o vai custar R$ 40 mil, o que permite uma economia de R$ 160 mil em rela??o ?s cola?es realizadas pela UFJF nos anos anteriores.

Segundo Kleber, a divis?o da cola??o vai permitir mais conforto para formandos e familiares. Para o gerente de cerimonial da UFJF, S?rgio Soares, a divis?o ? uma tend?ncia apresentada pelas institui?es de ensino superior do pa?s.

A greve continua

Ainda na coletiva, o coordenador geral do Sintufejuf, Paulo Dimas, disse que a pr?xima assembl?ia da categoria est? marcada para o dia 20 de julho, ?s 14h, no Restaurante Universit?rio do centro. No mesmo dia, pela manh?, o Governo Federal lan?a uma tabela de corre??o que prop?e as mudan?as em rela??o ao que foi acertado na greve anterior, em agosto de 2005.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF