Terça-feira, 17 de julho de 2007, atualizada às 16h00
Formandos da UFJF recebem diploma no dia da colação unificada
Colaboração
Os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que se formam em agosto deste ano, vão retirar o diploma no mesmo dia da cerimônia de colação. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 17 de julho, em coletiva realizada pelo assessor de imprensa da UFJF, Kleber Ramos, juntamente com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf).
Segundo o assessor, é a primeira vez que a UFJF realiza a entrega dos diplomas na própria colação, que este semestre, acontece em três dias diferentes, no Cine-Theatro Central. Outra mudança anunciada foi em relação à entrega das becas utilizadas na cerimônia. Ao contrário dos anos anteriores, os formandos de 2007 vão devolver as becas logo após a colação, no próprio Central.
As mudanças foram possíveis graças ao acordo firmado entre a UFJF e o Sintufejuf. Mesmo em greve, os servidores da universidade estão emitindo documentos para que os alunos possam obter a documentação necessária para se formarem.
"A nossa preocupação é dar tranqüilidade para os formandos e familiares. Estamos
recebendo muitas ligações de alunos querendo saber se a greve vai afetar a formatura, pois já estão com
emprego garantido, esperando apenas a liberação do diploma. O comando de greve tem sido muito sensível
em relação a isso e está liberando os documentos normalmente"
, assegura Paulo Dimas (foto),
coordenador geral do Sintufejuf.
Para receberem o diploma, os formandos devem solicitar o nada-consta, documento da Biblioteca Central da UFJF responsável por garantir que o aluno esteja em dia com os empréstimos de livros.
Colação em três dias
A UFJF confirmou as datas das colações unificadas, realizadas nos dias 11, 18 e 19 de agosto, no Cine-Theatro Central. Os 903 formandos foram divididos em suas áreas de conhecimento (Humanas, Saúde e Exatas) e, cada um, pode convidar até nove pessoas. Segundo o assessor de imprensa da UFJF, Kleber Ramos, o novo sistema de colação vai custar R$ 40 mil, o que permite uma economia de R$ 160 mil em relação às colações realizadas pela UFJF nos anos anteriores.
Segundo Kleber, a divisão da colação vai permitir mais conforto para formandos e familiares. Para o gerente de cerimonial da UFJF, Sérgio Soares, a divisão é uma tendência apresentada pelas instituições de ensino superior do país.
A greve continua
Ainda na coletiva, o coordenador geral do Sintufejuf, Paulo Dimas, disse que a próxima assembléia da
categoria está marcada para o dia 20 de julho, às 14h, no Restaurante Universitário do centro.
No mesmo dia, pela manhã, o Governo Federal lança uma tabela de correção que propõe as mudanças
em relação ao que foi acertado na greve anterior, em agosto de 2005.
*Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF