• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Terça-feira, 17 de julho de 2007, atualizada às 16h00

    Formandos da UFJF recebem diploma no dia da colação unificada


    *Guilherme Arêas
    Colaboração

    Os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que se formam em agosto deste ano, vão retirar o diploma no mesmo dia da cerimônia de colação. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 17 de julho, em coletiva realizada pelo assessor de imprensa da UFJF, Kleber Ramos, juntamente com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf).

    Segundo o assessor, é a primeira vez que a UFJF realiza a entrega dos diplomas na própria colação, que este semestre, acontece em três dias diferentes, no Cine-Theatro Central. Outra mudança anunciada foi em relação à entrega das becas utilizadas na cerimônia. Ao contrário dos anos anteriores, os formandos de 2007 vão devolver as becas logo após a colação, no próprio Central.

    As mudanças foram possíveis graças ao acordo firmado entre a UFJF e o Sintufejuf. Mesmo em greve, os servidores da universidade estão emitindo documentos para que os alunos possam obter a documentação necessária para se formarem.

    foto de Paulo Dimas

    "A nossa preocupação é dar tranqüilidade para os formandos e familiares. Estamos recebendo muitas ligações de alunos querendo saber se a greve vai afetar a formatura, pois já estão com emprego garantido, esperando apenas a liberação do diploma. O comando de greve tem sido muito sensível em relação a isso e está liberando os documentos normalmente", assegura Paulo Dimas (foto), coordenador geral do Sintufejuf.

    Para receberem o diploma, os formandos devem solicitar o nada-consta, documento da Biblioteca Central da UFJF responsável por garantir que o aluno esteja em dia com os empréstimos de livros.

    Colação em três dias

    A UFJF confirmou as datas das colações unificadas, realizadas nos dias 11, 18 e 19 de agosto, no Cine-Theatro Central. Os 903 formandos foram divididos em suas áreas de conhecimento (Humanas, Saúde e Exatas) e, cada um, pode convidar até nove pessoas. Segundo o assessor de imprensa da UFJF, Kleber Ramos, o novo sistema de colação vai custar R$ 40 mil, o que permite uma economia de R$ 160 mil em relação às colações realizadas pela UFJF nos anos anteriores.

    Segundo Kleber, a divisão da colação vai permitir mais conforto para formandos e familiares. Para o gerente de cerimonial da UFJF, Sérgio Soares, a divisão é uma tendência apresentada pelas instituições de ensino superior do país.

    A greve continua

    Ainda na coletiva, o coordenador geral do Sintufejuf, Paulo Dimas, disse que a próxima assembléia da categoria está marcada para o dia 20 de julho, às 14h, no Restaurante Universitário do centro. No mesmo dia, pela manhã, o Governo Federal lança uma tabela de correção que propõe as mudanças em relação ao que foi acertado na greve anterior, em agosto de 2005.

    *Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.