• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Sexta-feira, 27 de julho de 2007, atualizada às 14h54

    Renovação do Finaciamento Estudantil vai até agosto


    *Guilherme Arêas
    Colaboração

    Termina em agosto o prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), ainda na fase de utilização, tanto para bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), quanto os demais estudantes beneficiados pelo financiamento estudantil.

    Os bolsistas têm até o dia 31 de agosto para providenciar o aditamento dos contratos do FIES referente ao segundo semestre de 2007, de acordo com o Artigo 5º da Portaria nº 1.725, do Ministério da Educação (MEC).

    O aditamento é a renovação semestral do contrato de financiamento, que ocorre no período de rematrícula do estudante e que possibilita o financiamento de mais um semestre.

    Para isso, o estudante deve estar regularmente matriculado, ter idoneidade cadastral e estar adimplente com as parcelas trimestrais de juros, na data do aditamento. Também deve ter, no mínimo, 75% de aproveitamento acadêmico das disciplinas cursadas no último semestre financiado e apresentar a Regularidade de Matrícula, emitida pela Instituição de Ensino.

    O atendimento para renovação do contrato nas unidades da Caixa Econômica Federal pode ser feito pela internet.

    Os estudantes que deixarem de aditar seu contrato, sem que haja explicitamente solicitado suspensão ou encerramento do financiamento, terá o contrato suspenso ou, caso já tenha utilizado a suspensão, terá o contrato encerrado.

    Segundo dados da Caixa Econômica Federal, o FIES já beneficiou mais de 450 mil estudantes. Hoje são 430 mil contratos ativos, somando um investimento de R$ 4,5 bilhões e 1,5 mil instituições de ensino superior cadastradas. Em Juiz de Fora, 1235 cadastros estão ativos.

    Novos financiamentos

    As instituições de ensino superior interessadas em participar do processo seletivo têm entre 1º e 10 de agosto para fazer a adesão. Para os alunos, as inscrições do processo seletivo para os próximos financiamentos começam no dia 27 de agosto. Para se candidatar, é preciso preencher ficha de inscrição disponível na internet e imprimir o protocolo preenchido para entregá-lo na instituição de ensino em que pretendem estudar. Os interessados têm até o dia 28 de setembro para se candidatar.

    *Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.