Segunda-feira, 06 de agosto de 2007, atualizada ?s 10h02

Nova reuni?o em Bras?lia pode definir o fim da greve dos servidores da UFJF


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Em uma reuni?o nesta ter?a-feira, 7 de agosto, em Bras?lia, governo federal e comando nacional de greve dos servidores p?blicos das universidades federais podem entrar em um acordo para o fim das greves, que j? atingem 43 universidades federais, de um total de 47.

No pr?ximo dia 15, termina o prazo para vota??o do or?amento federal de 2008. Se o reajuste salarial, uma das reivindica?es dos servidores, n?o for definida, o governo s? abre novas negocia?es em seis meses.

Apesar disso, o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da Universidade Federal de Juiz de Fora (Sintufejuf), Paulo Dimas, afirmou que a greve vai continuar se as reivindica?es n?o forem atendidas.

A pr?xima assembl?ia da categoria est? marcada para o dia 9 de agosto, quinta-feira, ?s 9h, no Restaurante Universit?rio do centro. No encontro, os trabalhadores v?o discutir os resultados da reuni?o em Bras?lia e decidir pelo fim ou pela manuten??o da greve.

A greve dos servidores t?cnicos-administrativos completa 71 dias nesta segunda-feira. Al?m do reajuste salarial, a classe pretende garantir, entre outras coisas, o direito de greve, abalado por projeto de lei que prev? novas regras para greves no funcionalismo p?blico. Os servidores lutam, ainda, contra a proposta de transforma??o dos hospitais universit?rios em funda?es estatais de direito privado.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF