Quarta-feira, 22 de agosto de 2007, atualizada ?s 12h

Projetos da UFJF recebem recursos do MEC


Guilherme Ar?as
Colabora??o*

Dois projetos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam recursos do Minist?rio da Educa??o (MEC), atrav?s do Programa de Apoio ? Extens?o Universit?ria (Proext).

O programa de extens?o "Boa vizinhan?a: Pr?-juventude - Vida Ativa" e o projeto de extens?o "Integra??o: saber e fazer promo??o da sa?de" receberam cerca de R$ 65 mil e R$ 24 mil, respectivamente.

O programa "Boa vizinhan?a: Pr?-juventude - Vida Ativa" visa fornecer aos jovens dos bairros do entorno da UFJF acesso ao lazer e esportes recreativos. A id?ia ? utilizar o esporte como ve?culo de transforma??o e proporcionar a integra??o social, fornecendo campo de pesquisa para a comunidade acad?mica.

O projeto "Integra??o: saber e fazer promo??o da sa?de" tem o objetivo de trabalhar a sa?de com a comunidade instalada na ?rea de loteamento p?blico Cai?aras II, no bairro S?o Pedro. Os alunos das faculdades de Farm?cia, Enfermagem, Odontologia, Medicina, Fisioterapia e Servi?o Social fazem o acompanhamento de grupos considerados de risco, como diab?ticos e hipertensos. Al?m disso eles acompanham o pr?-natal das gestantes e a vacina??o das crian?as menores de cinco anos.

O Proext ? um programa da Secretaria de Educa??o Superior do MEC e abrange programas e projetos de extens?o universit?ria com ?nfase na inclus?o social, visando aprofundar uma pol?tica que fortale?a a institucionaliza??o das atividades de extens?o nas institui?es p?blicas de ensino superior.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF