Quarta-feira, 17 de outubro de 2007, atualizada ?s 09h55

Projeto Livro Vivo d? oportunidade e acesso a livros aos alunos de
1? a 4? s?ries do ensino fundamental


Renata Solano
*Colabora??o

Os alunos do ensino fundamental das escolas Caic de Santa Cruz e Torre?es participam, nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, e na pr?xima sexta-feira, dia 26, do projeto "Livro Vivo", organizado pela livraria Paulus em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). As crian?as v?o receber um kit com seis livros e uma viseira, com o objetivo principal de incentivar a leitura e despertar o prazer proveniente dela.

A primeira edi??o do Projeto aconteceu no ano passado em S?o Paulo e neste ano, 26 cidades do pa?s aderiram ? iniciativa. No total, 29 livrarias v?o realizar a fa?anha de dar vida aos livros e suas hist?rias. A mistura entre brincadeiras e leitura ? o foco desse projeto, por isso, al?m da distribui??o gratuita dos livros, a programa??o inclui brincadeiras, contadores de hist?ria, teatro e roda como formas de trazer para a realidade o mundo dos contos.

Somente os alunos de 1? a 4? s?ries recebem os livros, mas todas as crian?as da escola participam do projeto atrav?s das brincadeiras.

Segundo o organizador do projeto na cidade, Jos? Augusto, a distribui??o de livros no projeto "Livro Vivo" ? somente para os alunos dessas duas escolas, mas ser?o distribu?dos tamb?m alguns exemplares para alunos de outras institui?es.

O evento que acontece no dia 18 de outubro, quinta-feira, de 14h ?s 17h30 na escola do bairro Santa Cruz e no dia 26 de outubro, sexta-feira, na escola do bairro Torre?es.

Confira a programa??o
  • 14h - abertura
  • 14h20 - apresenta?es de gin?stica ol?mpica
  • 14h40 - apresenta??o Fam?lia Tra?aletras
  • 15h - apresenta??o de dan?a com o grupo folcl?rico Italiana Tarantolato
  • 15h10 - conta??o de hist?rias com a bruxa Cremilda
  • 15h40 - conta??o de hist?rias com Margareth Marinho
  • 16h - bate-papo com o autor Marcelo Manh?es
  • 16h30 - teatro de bonecos com o grupo teatral EntreCena
  • 17h - peca teatral "Bom dia todas as cores", com Express?o e Cia. de bonecos
  • 17h40 - encerramento das atividades

Segundo Jos? Augusto, como o evento ? filantr?pico, eles precisam de ajuda na organiza??o com a montagem e distribui??o dos kits bem como assessoria e coordena??o das crian?as durante as brincadeiras.

Os interessados em participar como volunt?rios podem se inscrever na livraria, que fica na Avenida Bar?o do Rio Branco, 2590 ou pelo telefone (32) 3215-2160.

Al?m da experi?ncia e solidariedade prestada, o volunt?rio recebe um certificado de participa??o no evento assinado pelo diretor da Pia sociedade de S?o Paulo.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF