Ter?a-feira, 23 de outubro de 2007, atualizada ?s 16h28

Vota??o do Reuni foi transferida para a pr?xima
quinta-feira, 25 de outubro


Priscila magalh?es
Rep?rter

Em reuni?o na manh? desta ter?a-feira, 23 de outubro, o Conselho Universit?rio (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu criar uma comiss?o para organizar a pauta da pr?xima vota??o, na quinta, 25 de outubro, no MAM.

O membro do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE), V?tor Alves Pontes, diz que o adiamento da vota??o foi mais uma vit?ria para os estudantes, que lutam para que a Universidade n?o aprove a proposta. "A decis?o ter sido adiada foi uma vit?ria para n?s. Na pr?xima reuni?o, vamos continuar lutando para que a vota??o n?o aconte?a", explica V?tor.

V?tor diz que n?o ? o momento para que a Universidade aprove o Reuni. "N?s somos contra, porque achamos que n?o ? o momento para o Reuni passar, j? que ele imp?e metas que n?o est?o de acordo com as necessidades da universidade. O que existe ? uma adapta??o ?s metas do Reuni. Queremos debater um propjeto para a UFJF, que pode ser uma reformula??o pedag?gica e n?o a imposi??o do Reuni".

O coordenador-geral do DCE, Fabr?cio Linhares, diz que a comiss?o vai se reunir nesta quarta-feira, 24 de outubro, para definir a ordem de vota??o do Consu e que n?o vai haver mudan?as no projeto j? existente. "A proposta que o DCE vai levar para a reuni?o ? a de que haja discuss?o sobre a forma de se decidir pelo Reuni. Queremos que tenha um plebisctio para que todos os estudantes decidam".

Segundo Fabr?cio, a Comiss?o vai ter representantes do DCE, da Apes, da Administra??o Superior, do Sintufejuf, do Congrad, pr?-reitores e diretores de institutos.

Segundo informa?es divulgadas pelo Minist?rio da Educa??o (MEC), 12 institui?es j? aprovaram a ades?o ao programa. As universidades federais do Amazonas, Bahia, Bras?lia (UnB), Par?, Piau?, Rio de Janeiro, S?o Paulo e Tocantins j? tiveram suas propostas aprovadas nos conselhos. As federais de Grande Dourados, Mato Grosso, S?o Carlos e Vi?osa aprovaram a ades?o e finalizam suas propostas.

O prazo para que as institui?es apresentem suas propostas de reestrutura??o e expans?o para o Reuni acaba no pr?ximo dia 29 de outubro.