Terça-feira, 23 de outubro de 2007, atualizada às 16h28

Votação do Reuni foi transferida para a próxima
quinta-feira, 25 de outubro


Priscila magalhães
Repórter

Em reunião na manhã desta terça-feira, 23 de outubro, o Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu criar uma comissão para organizar a pauta da próxima votação, na quinta, 25 de outubro, no MAM.

O membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vítor Alves Pontes, diz que o adiamento da votação foi mais uma vitória para os estudantes, que lutam para que a Universidade não aprove a proposta. "A decisão ter sido adiada foi uma vitória para nós. Na próxima reunião, vamos continuar lutando para que a votação não aconteça", explica Vítor.

Vítor diz que não é o momento para que a Universidade aprove o Reuni. "Nós somos contra, porque achamos que não é o momento para o Reuni passar, já que ele impõe metas que não estão de acordo com as necessidades da universidade. O que existe é uma adaptação às metas do Reuni. Queremos debater um propjeto para a UFJF, que pode ser uma reformulação pedagógica e não a imposição do Reuni".

O coordenador-geral do DCE, Fabrício Linhares, diz que a comissão vai se reunir nesta quarta-feira, 24 de outubro, para definir a ordem de votação do Consu e que não vai haver mudanças no projeto já existente. "A proposta que o DCE vai levar para a reunião é a de que haja discussão sobre a forma de se decidir pelo Reuni. Queremos que tenha um plebisctio para que todos os estudantes decidam".

Segundo Fabrício, a Comissão vai ter representantes do DCE, da Apes, da Administração Superior, do Sintufejuf, do Congrad, pró-reitores e diretores de institutos.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), 12 instituições já aprovaram a adesão ao programa. As universidades federais do Amazonas, Bahia, Brasília (UnB), Pará, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins já tiveram suas propostas aprovadas nos conselhos. As federais de Grande Dourados, Mato Grosso, São Carlos e Viçosa aprovaram a adesão e finalizam suas propostas.

O prazo para que as instituições apresentem suas propostas de reestruturação e expansão para o Reuni acaba no próximo dia 29 de outubro.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.