Quarta-feira, 21 de novembro de 2007, atualizada ?s 11h50

III Concurso de Estruturas da Faculdade de Engenharia tem palito de picol? como mat?ria-prima


Marinella Souza*
Colabora??o

Nesta quarta-feira, 21 de novembro, futuros engenheiros e arquitetos estar?o envolvidos com palitos de picol? e cola. Esses jovens constru?ram pontes utilizando esse material e ser?o avaliados pela obra de arte desenvolvida.

Trata-se do III Concurso de Estruturas promovido pelo Programa de Educa??o Tutorial (PET) da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os estudantes tiveram que construir pontes de um metro de comprimento e, no m?ximo, 600 gf, que sejam capazes de suportar, no m?nimo, 20kgf. As pontes ficar?o expostas at? o hor?rio da vota??o, que acontece nesta ter?a-feira, e logo em seguida ser?o destru?das. Uma equipe de professores ir? avaliar os projetos e fazer o teste de carga m?xima suportada pelas pontes.

Os crit?rios de avalia??o ser?o: efici?ncia estrutural, exatid?o do projeto e est?tica. Segundo o professor Fl?vio de Souza Barbosa, o que a faculdade com esse concurso ? valorizar o aprendizado. "O objetivo do projeto ? mostrar para o aluno todas as partes de um projeto, desde sua elabora??o. Com isso, esperamos despertar o interesse dos acad?micos pelo curso, pois, eles poder?o aplicar na pr?tica o que aprendem em sala de aula", garante o professor, que ? um dos organizadores do evento.

Nas outras duas edi?es, o Concurso de Estrutura utilizou macarr?o e papel para constru??o das pontes e o resultado foi surpreendente. Ao todo, 240 alunos das Engenharias e Arquitetura participam do projeto.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.