• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Quarta-feira, 21 de novembro de 2007, atualizada às 11h50

    III Concurso de Estruturas da Faculdade de Engenharia tem palito de picolé como matéria-prima


    Marinella Souza*
    Colaboração

    Nesta quarta-feira, 21 de novembro, futuros engenheiros e arquitetos estarão envolvidos com palitos de picolé e cola. Esses jovens construíram pontes utilizando esse material e serão avaliados pela obra de arte desenvolvida.

    Trata-se do III Concurso de Estruturas promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

    Os estudantes tiveram que construir pontes de um metro de comprimento e, no máximo, 600 gf, que sejam capazes de suportar, no mínimo, 20kgf. As pontes ficarão expostas até o horário da votação, que acontece nesta terça-feira, e logo em seguida serão destruídas. Uma equipe de professores irá avaliar os projetos e fazer o teste de carga máxima suportada pelas pontes.

    Os critérios de avaliação serão: eficiência estrutural, exatidão do projeto e estética. Segundo o professor Flávio de Souza Barbosa, o que a faculdade com esse concurso é valorizar o aprendizado. "O objetivo do projeto é mostrar para o aluno todas as partes de um projeto, desde sua elaboração. Com isso, esperamos despertar o interesse dos acadêmicos pelo curso, pois, eles poderão aplicar na prática o que aprendem em sala de aula", garante o professor, que é um dos organizadores do evento.

    Nas outras duas edições, o Concurso de Estrutura utilizou macarrão e papel para construção das pontes e o resultado foi surpreendente. Ao todo, 240 alunos das Engenharias e Arquitetura participam do projeto.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.