• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Sexta-feira, 25 de janeiro de 2008, atualizada em 04 de março de 2008

    Famílias interessadas em hospedar estudantes podem cadastrar residência na UFJF


    Marinella Souza
    *Colaboração

    Famílias interessadas em hospedarem estudantes podem cadastrar suas residências na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF . Trata-se de um programa da Coordenação de Assuntos Estudantis da UFJF para facilitar a vida dos estudantes vindos de outras cidades.

    Segundo a coordenadora de Assuntos Estudantis, Denise Maria Ferreira, a instituição resolveu estender o prazo para o cadastro na internet até o fim do mês de março devido a grande procura.

    "Como muitos alunos têm nos procurado, decidimos aumentar esse prazo na internet. Mas a qualquer momento, as famílias interessadas podem nos procurar para fazer o cadastro na universidade", explica.

    Segundo a assistente social da UFJF, Wilma Alves Barbosa, o projeto já existe há oito anos e atende a todos os alunos da entidade, desde o ensino fundamental, passando pela graduação e pós-graduação. "O cadastro acontece em dois momentos: para receber os vestibulandos e para vagas permanentes. Abrimos inscrições periodicamente", comenta.

    Aqueles que tiverem interesse em cadastrar suas residências, pensões ou repúblicas devem preencher o formulário de cadastramento disponível no site da universidade durante o período de cadastramento. Caso não tenha acesso à internet, a ficha também estará à disposição na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria.

    Junto com o cadastro devem estar anexados alguns documentos específicos (veja boxe) que comprovem a residência. Após análise individual do cadastro, os candidatos receberão visita de uma assistente social. Wilma explica que essa visita tem a função de verificar as condições do local onde o estudante será hospedado e também orientar a pessoa sobre a presença de uma nova pessoa na casa.

    "O estudante precisa de um ambiente favorável para que possa proceder seus estudos de forma adequada e nem sempre o voluntário tem a exata noção de como proceder com o novo morador, por isso, fazemos a visita".

    Ainda não tem um prazo para a divulgação do cadastramento, porque segundo explicação da assistente social isso depende do número de cadastros efetuados. Mas Wilma garante que as famílias serão informadas assim que esse resultado estiver pronto.

    Os alunos que estão procurando uma residência na cidade a preços acessíveis, podem procurá-las no site da UFJF, onde elas estarão catalogadas por categorias. O contato entre o aluno e o responsável pela moradia é de responsabilidade do próprio estudante. Segundo a instituição, a UFJF não tem qualquer participação nessa etapa do processo.

    Documentos necessários para o cadastro das moradias
    • Carteira de Identidade do responsável pelo imóvel (o responsável deve residir no imóvel);
    • Duas contas de luz e telefone mais recentes;
    • Identificação de outras pessoas da família que moram na residência;
    • Uma cópia da ficha cadastral preenchida pelo responsável;
    • Cópia do IPTU do contrato de aluguel do imóvel a ser cadastrado

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.