• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008, atualizada às 14h58

    Colégio Técnico Universitário pode se desvincular da UFJF e se transformar em campus de Instituto Federal


    Priscila Magalhães
    Repórter

    O projeto faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação e visa criar Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) em todos os estados do Brasil. De acordo com a proposta, só em Minas vão ser quatro institutos e, entre eles, está o do Sudeste de Minas, com área de atuação na Zona da Mata e Campos das Vertentes.

    Se a proposta for aprovada, o Colégio Técnico Universitário (CTU) se desvincularia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). "Se a proposta for aprovada, as escolas que oferecem o ensino técnico na Zona da Mata e Campos das Vertentes vão se unir e cada escola vai ser um Campus, com uma reitoria em Juiz de Fora", explica o diretor do CTU, professor Paulo Rogério Araújo Guimarães.

    Aguardando aprovação
    Mas, para que isso aconteça, é necessário que a proposta seja aprovada pela Congregação Técnica do CTU, da qual fazem parte alunos, professores e servidores, e também pelo Conselho Superior da UFJF. O projeto precisa ser aprovado e enviado até o dia 11 de março para o Ministério da Educação (MEC), que também vai avaliar, tendo até o dia 31 de março para dizer se foi aprovado ou não.

    "Se aprovado, as mudanças devem começar a acontecer em 2008, mas não há um prazo definido para isso", diz o diretor. Além disso, ele diz que as vantagens da desvinculação de CTU vai trazer muitas vantagens. "Vai haver um aumento dos recursos financeiros, aumento das vagas para os cursos e vamos ter que oferecer curso superior para licenciatura e e bacharelado na área tecnológica", completa Paulo Rogério. Além disso, vai ser necessário contratar mais profissionais, sendo cerca de 60 técnico-administrativos e 30 professores.

    Para levar a discussão até a população, uma audiência pública vai ser realizada nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, às 19h30, no auditório do CTU. "Como somos uma instituição pública, queremos mostrar o projeto para a comunidade e dizer quais vão ser os impactos desta mudança", completa.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.