Segunda-feira, 10 de mar?o de 2008 atualizada ?s 11h

Escolas Estaduais contam com refor?o de acad?micos para melhorarem rendimento



Marinella Souza
*Colabora??o

As escolas estaduais de Juiz de Fora est?o desenvolvendo o projeto "Entre Jovens - a tutoria melhorando o desempenho escolar". A experi?ncia ? pioneira em Minas e tem por objetivo a melhoria da qualidade do ensino p?blico estadual, por meio da tutoria de jovens do 1? ano do Ensino M?dio, com dificuldades espec?ficas.

Para a coordenadora pedag?gica da Escola Estadual Maria de Magalh?es Pinto, Patr?cia Motta Delvaux, o projeto veio num bom momento para a institui??o que coordena. "A escola n?o tem um professor recuperador, ent?o, ajuda dos acad?micos veio a ajudar os alunos do Ensino M?dio a melhorarem. Na verdade, ? um refor?o para os meninos".

Os acad?micos de Matem?tica e Letras, com licenciatura em portugu?s, v?o ajudar as crian?as com dificuldades nessas mat?rias, o que vai melhorar o rendimento nas demais disciplinas. Cada aluno ficar? em uma das 20 escolas estaduais selecionadas e montar? a turma de acordo com a disponibilidade das escolas e a procura dos alunos.

Na Escola Estadual Maria de Magalh?es Pinto, o s?bado foi o dia escolhido para as aulas de refor?o por ser o ?nico dia em que h? salas dispon?veis. Segundo Patr?cia, os alunos est?o empolgados. "Eles receber?o a not?cia do projeto como uma oportunidade de melhorar seu rendimento. H? uma defasagem de conte?dos muito grande e muitos chegam ao terceiro ano sem nenhuma base. Agora essa situa??o pode mudar", comemora.

Para avalia??o do projeto, ser?o realizadas tr?s provas. Uma logo no in?cio para diagnosticar os problemas, uma durante o projeto a fim de observar o avan?o dos alunos e outra ao final an?lise do resultado.

Os tutores s?o alunos do quarto ao pen?ltimo per?odo dos referidos cursos. A escolha das escolas foi realizada, priorizando aquelas que se encontram em ?reas carentes e com risco social. Ao todo, foram escolhidas 16 escolas de Juiz de Fora.