Quarta-feira, 12 de mar?o de 2008, atualizada ?s 17h30

Reitor da UFJF assina acordo com o MEC que estabelece as diretrizes para implanta??o do Reuni


Daniele Gruppi
Rep?rter

O Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Henrique Duque , assina nesta quinta-feira, dia 13 de mar?o, um acordo de metas com o Minist?rio da Educa??o (MEC). O documento estabelece as diretrizes para implanta??o do Plano de Reestrutura??o e Expans?o da Universidade, o Reuni. Participam da solenidade o Presidente da Rep?blica, Lu?s In?cio Lula da Silva, o Ministro da Educa??o, Fernando Haddad e mais 52 reitores das institui?es que tamb?m aderiram ao Plano.

Pelo acordo, o Governo Federal se compromete a repassar, em cinco anos, R$ 48.660 milh?es para investimentos da UFJF. "J? recebemos R$3.224 milh?es. O valor vai ser destinados para a concretiza??o dos 5 mil metros quadrados de obras, que ser?o feitas para receber os novos alunos em 2009", afirma Henrique Duque.

Segundo o reitor, o repasse de mais 40% do valor total do montante prometido dever? ser realizado no decorrer deste ano. H? tamb?m a previs?o de contrata??o de 241 novos professores e 250 novos T?cnico-Administrativos em Educa??o (TAE's) nos pr?ximos cinco anos e, ainda, a abertura do dobro do n?mero de vagas nos cursos de gradua??o disponibilizadas atualmente. "A meta tem um cronograma f?sico, financeiro, pedag?gico e de recursos humanos", explica.

O Reuni foi aprovado no dia 25 de outubro de 2007, com a proposta de elevar gradualmente ataxa de conclus?o m?dia dos cursos de gradua??o presenciais para 90% e da rela??o de gradua??o em cursos presenciais por professor para 18, ao final de cinco anos, contando a partir do in?cio da assinatura do termo.