• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Sexta-feira, 25 de abril de 2008 atualizada às 12h44

    ICH será transferido para nova área no campus da UFJF. Obras devem começar até o fim deste ano



    * Da Redação

    O Instituto de Ciências Humanas (ICH) vai ocupar um novo espaço físico no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O novo prédio será construído em uma área localizada acima da Faculdade de Educação e da Faculdade de Comunicação. A proposta de mudança foi aprovada pelos integrantes da Congregação da unidade, em reunião realizada no dia 16 de abril, quarta-feira passada. A obra é um dos passos concretos da implantação do Programa de Expansão e Reestruturação das Instituições Federais de Ensino Superior (REUNI), financiado pelo Ministério da Educação.

    Segundo o diretor do Instituto, professor Eduardo Condé, a reunião foi convocada exclusivamente para debater a proposta, aprovada por 88 votos a favor e 12 abstenções, não havendo nenhum voto contra. A decisão será encaminhada, através de ofício, ao Reitor da UFJF, professor Henrique Duque, nos próximos dias. "Estamos preparando um documento onde todas as atribuições e prazos estão definidos", disse o Diretor do ICH.

    Na reunião foram apontados alguns pontos sobre os quais os integrantes da Congregação querem firmar um compromisso, a ser detalhado em documento que será enviado ao Reitor da UFJF. A mudança para o novo local, segundo Eduardo Conde, acontecerá de forma gradativa nos anos de 2010 e 2011. A mudança contempla o projeto de expansão do ICH, que atualmente, avalia o diretor, está com seu potencial físico saturado após diferentes expansões na graudação e na pós.

    Mais vagas e salas de aula

    O Instituto agrega hoje cerca de 1.500 alunos, seis cursos de graduação, sendo três oferecidos nos períodos diurno e noturno, cinco de pós-graduação (quatro mestrados e um doutorado), além de sete especializações. Ele destaca que, com a criação dos Bacharelados Interdisciplinares (BI), haverá 500 novas vagas e a atual estrutura não comportará mais essa demanda. De acordo com informações do site da instituição, um levantamento de demandas, feito por uma Comissão, no ano passado, apontava para a necessidade de algo em torno de 35 salas de aula contra as atuais 22.

    Segundo o Pró-Reitor de Planejamento da UFJF, professor Carlos Elísio Barral, a expectativa é de que a licitação seja realizada no segundo semestre e que a obra comece a ser executada até o final do ano. O cronograma inicial prevê a construção dos três pavimentos em dois anos, totalizando 10 mil metros quadrados de área.

    Além da construção de prédios e equipamentos, a proposta da UFJF contempla ainda outros ganhos como a criação de 254 cargos de nível técnico-administrativos e outros 241 para professores. Após a assinatura do Acordo de Metas, no dia 13 de março passado, o Governo Federal se comprometeu a repassar, em cinco anos, R$ 48.660 milhões para investimentos na Universidade.

    * Informações com base no release enviada pela UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.