Elizabeth Soares Elizabeth Soares 07/11/2008

Pratique o gerenciamento de emo?es
e avance em dire??o ?s suas metas

O fato de estarmos vivos e convivermos com outras pessoas j? nos exp?e diretamente ? possibilidade de cometermos erros ou termos de lidar com os erros alheios. Erros, normalmente, s?o fatores que geram ansiedade e uma s?rie de outras emo?es, tais como, irrita??o, frustra??o, inseguran?a, insatisfa??o etc.

De acordo com pesquisadores do comportamento humano, nossa meta deve estar orientada na melhoria de nossa capacidade para lidarmos com os erros e encontrarmos alternativas para seguir em frente. Os problemas sempre ocorrer?o, sendo assim, mesmo os mais preventivos e planejados dos indiv?duos precisa aprender a enfrentar situa?es n?o-previstas, lidar com as emo?es que surgem a fim de encontrar alternativas e solu?es.

O interesse pessoal em desenvolver o autoconhecimento ser? importante para gerar o desenvolvimento da habilidade de lidar com as pr?prias emo?es a fim de n?o superdimension?-las de tal forma que o objetivo desejado passe para um segundo plano.

Se voc? est? em busca deste aperfei?oamento, procure percorrer os seguintes passos:

1) Observe o tipo de emo??o que voc? sente em diferentes situa?es, principalmente as que envolvem erros. Procure perceber como esta emo??o toma conta de voc?. Note que, antes de "perder o controle", ela, provavelmente, j? sinalizava que estava chegando.

2) Saiba que a emo??o ? apenas um sinal a respeito de como voc? est? se sentindo. Toda emo??o ?, digamos, "gerenci?vel". Lembre-se de que sua meta ? que deve direcionar suas atitudes.

3) Antes de agir, pense aonde voc? quer chegar. Como voc? gostaria de agir? Isto ? um exerc?cio di?rio. ? como um m?sculo que desenvolvemos de acordo com o tempo que dedicamos a trein?-lo.

Suponhamos que frente a determinado tipo de situa??o voc? nota que sente raiva e, normalmente, tem canalizado esta raiva atrav?s de falas ir?nicas com os demais (ou, outra op??o, interioriza e acaba somatizando atrav?s de dor de est?mago ou herpes labial, por exemplo). Fazendo isto, voc? j? atingiu o primeiro passo que ? a autopercep??o.

O segundo passo consiste na necessidade de voc? pensar que suas atitudes est?o em torno da raiva e n?o em dire??o ao seu objetivo.

Por fim, imagine alternativas para, apesar da raiva, voc? agir e tentar chegar mais pr?ximo da solu??o. Quando agimos em torno da emo??o, normalmente, temos uma sensa??o de que estamos travados.

Algumas perguntas podem contribuir para o gerenciamento de suas emo?es:

"- Minha emo??o est? prejudicando ou facilitando o meu resultado?

"- Como eu preciso agir para que as pessoas tenham uma imagem positiva de mim? (Ex.: clientes, meu chefe, meus subordinados, amigos, familiares etc).

? algo semelhante a um planejamento de atitude. Voc? levanta situa?es em que normalmente sente determinada emo??o e come?a a gerar e planejar atitudes que gostaria de ter e ainda n?o consegue sucesso porque n?o se preparou para lidar com a emo??o que "vem ? tona" no momento.

Pense nisto! Se voc? quer avan?ar em dire??o a metas importantes em sua vida, proponha-se a vencer o "turbilh?o emocional" e ser uma pessoa que age orientada por objetivos.


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com