UFJF vai nomear novos servidores em um m?s Justi?a negou o pedido de liminar pela suspens?o
do concurso p?blico realizado em abril


Fernanda Fernandes
Rep?rter
24/06/2008

A Justi?a n?o acatou o pedido de liminar do Minist?rio P?blico que reivindicava a suspens?o dos efeitos de homologa??o do concurso realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em abril deste ano.

Ap?s a decis?o da ju?za da 3? Vara da Justi?a Federal, Silvia Elena Petry Wieser, que concluiu n?o haver ind?cios de irregularidades no concurso, a UFJF informou, em coletiva de imprensa, nesta ter?a-feira, dia 24 de junho, que pretende nomear os novos servidores dentro de um m?s.

O pedido de liminar foi requerido pelo Minist?rio P?blico a partir de den?ncias de fraude no concurso, que circularam principalmente pela internet. A principal delas acusava favorecimento a familiares de um membro da Comiss?o Permanente de Sele??o (Copese).

Segundo a pr?-reitora de recursos humanos da UFJF, Gessilene Zifler Foine (foto acima, ? direita), as den?ncias eram confusas quanto ? atua??o da comiss?o elaboradora do concurso e da Copese, que normalmente ? respons?vel pelo vestibular e pelo Pism e, nesse caso, apenas prestou apoio log?stico para aplica??o das provas.

"Temos certeza da absoluta lisura de todo o processo", garante Gessilene, que explicou v?rios dos procedimentos de seguran?a adotados pela institui??o, como o lacre das pastas com as provas assim que eram impressas e sua abertura na presen?a dos candidatos.

A decis?o da ju?za trata de uma medida cautelar, existindo, portanto, a possibilidade de que o Minist?rio P?blico entre com uma a??o principal na Justi?a. "Diante desses esclarecimentos, a universidade tem a expectativa de que a decis?o seja considerada definitiva", afirma o secret?rio de assuntos jur?dicos da UFJF, Nilson Pinto Le?o.

Os candidatos aprovados no concurso devem manter atualizados o endere?o para serem oficialmente convocados. A coordenadora de forma??o, an?lise e planejamento da Pr?-Reitoria de Recursos Humanos, K?tia Maria Silva de Oliveira e Castro, informou que ? praxe a an?lise de todos os documentos antes da nomea??o, para que os novos servidores tenham tempo de se desligar de poss?veis outros empregos dentro do prazo de um m?s, previsto para a posse.

Os esclarecimentos quanto ? documenta??o necess?ria ser?o divulgados no site da UFJF. Quem precisar atualizar o endere?o pode faz?-lo pelo e-mail cefap.prorh@ufjf.edu.br, devendo, entretanto, lev?-lo por escrito e assinado ? Central de Atendimento da UFJF.