Terça-feira, 02 de julho de 2008, atualizada às 12h10

Alunos de cursos de jornalismo de Juiz de Fora participam de Curso de Correspondente de Assuntos Militares



Marinella Souza
*Colaboração

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) estão em Juiz de Fora ministrando cursos para os estudantes de jornalismo de três instituições de ensino da cidade. O curso vai proporcionar uma troca de conhecimento entre os estudantes e os oficiais do Exército.

Para o coordenador da Faculdade de Comunicação Social da UFJF, (Facom - UFJF) Álvaro Americano, essa vai ser uma experiência muito rica para ambas as partes. "Os alunos vão ter contato com os jargões e as práticas militares, vão aprender a lidar com situações de guerra e os oficiais vão aprender a lidar com a imprensa", diz.

Segundo Álvaro, o curso simula um conflito entre dois países. Os estudantes acompanham todo o teatro de operações, a discussão de estratégias e os oficiais concedem entrevistas coletivas aos futuros jornalistas.

O curso que começou no último dia 1º de julho vai até o próximo dia 08, quando o coronel Speck vai ministrar palestra sobre a Amazônia. Os alunos da UFJF foram escolhidos através de sorteio entre aqueles que estavam nos períodos finais da faculdade.

Álvaro conta que essa é a segunda vez que a faculdade de Comunicação faz parceria com o ECEME. "Há dois anos nós participamos, com dez alunos, do curso de correspondente de guerra. O projeto deu certo e veio a nova proposta, com alguns ajustes". Ao todo, 20 alunos da Facom estão envolvidos no projeto.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.