Quinta-feira, 10 de julho de 2008, atualizada ?s 16h48

PJF, Sinpro, professores e representantes de comunidades se re?nem para discutir manuten??o de projetos sociais



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Representantes do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro), de comunidades e professores se reuniram na manh? desta quinta-feira, 10 de julho, com representantes da Prefeitura para discutir a manuten??o de projetos sociais. Participaram a secret?ria de Educa??o, Regina Mancini, a de Administra??o e Recursos Humanos, Ana Ang?lica de Andrade, e o prefeito Jos? Eduardo Ara?jo.

Segundo uma das coordenadoras do Sinpro, Vict?ria de F?tima Mello, nada ficou definido. "O prefeito disse que amanh? tem uma reuni?o com o secretariado para avaliar as condi?es da prefeitura", diz. Enquanto isso, Vict?ria garante que que os professores v?o continuar mobilizados, lutando para que os projetos sejam mantidos. A Prefeitura alega falta de verbas para manter os projetos.

De acordo com Vict?ria, cerca de 80 professores v?o perder o emprego caso os projetos terminem. "N?o ? s? o emprego, mas tamb?m temos que pensar nas pessoas que v?o ficar sem assist?ncia". Os professores s?o contratados pela Prefeitura para dar andamento aos projetos, o que Vict?ria considera errado. Para ela, eles devem fazer parte da pol?tica p?blica do munic?pio, assim como acontece com a educa??o regular, que abre concurso para a contrata??o efetiva de professores. "Os projetos tinham que ter continuidade em todas as administra?es e n?o apenas funcionar com objetivo eleitoreiro".

A assessoria da Secretaria de Educa??o informou que os projetos s?o extracurriculares. Eles s?o gerenciados pela Secretaria de Pol?tica Social, por?m utilizam o cadastro da Educa??o. Os contratos com os professores s?o de seis meses, podendo ser prorrogados, o que n?o aconteceu. A coordena??o dos projetos informou que o contrato tempor?rio dos professores venceu em 30 de junho. Alguns projetos n?o v?o acabar. Por isso, continuam, mas com n?mero reduzido de professores.

A equipe da ACESSA.com entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Administra??o e Recursos Humanos, mas at? o momento n?o obteve retorno.