Ter?a-feira, 22 de julho de 2008, atualizada ?s 16h03

Algumas regi?es do pa?s temem falta de professores para ensino da filosofia e sociologia em 2009. Em JF, escolas j? inclu?ram as disciplinas no curr?culo



Priscila Magalh?es
Rep?rter

O ensino das disciplinas de filosofia e sociologia se torna obrigat?rio a partir do pr?ximo ano nas escolas p?blicas e privadas de todo o pa?s. A lei foi sancionada em junho deste ano e se dirige ao ensino m?dio.

As escolas estaduais e algumas particulares j? est?o oferecendo as disciplinas para os estudantes. S?o 30 escolas estaduais que oferecem o ensino m?dio e, em cada uma, h? um professor para cada disciplina. Segundo a diretora educacional da Superintend?ncia Regional de Ensino de Juiz de Fora, Maura Couto Gaio, n?o houve dificuldades na contrata??o de profissionais.

Algumas escolas j? tinham profissionais efetivados. E, de acordo com a necessidade de cada col?gio, outros foram chamados. Entretanto, ela confessa que nem todos os professores contratados s?o licenciados em filosofia ou sociologia. "Alguns s?o autorizados", diz.

Tamb?m n?o existe previs?o para que professores sejam contratados por meio de concurso p?blico. Enquanto isso, os profissionais s?o chamados por meio de inscri??o. "Eles se inscrevem e s?o classificados de acordo com experi?ncias profissionais".

Na rede p?blica municipal, a situa??o ? diferente, j? que a Prefeitura n?o ? obrigada a fornecer o ensino m?dio. Em Juiz de Fora, ele acontece somente para o ensino de jovens e adultos. "E n?o h? nenhum posicionamento por parte da Prefeitura sobre a inclus?o das disciplinas no pr?ximo ano", afirma o diretor da sub-sede de Juiz de Fora do Sindicato ?nico dos Trabalhadores em Educa??o (SindUte), Jos? Janu?rio Silva.

A assessoria da Secretaria de educa??o informou que a inclus?o das duas disciplinas est? prevista no ensino para jovens e adultos a partir do pr?ximo ano. Por?m, assim como no Estado, n?o h? previs?o para concurso. A Secretaria vai abrir inscri??o para professores de filosofia e sociologia a partir de agosto deste ano. Eles s?o classificados em uma lista e os primeiros v?o sendo chamados.

O dirigente do SindUte ? a favor da inclus?o das disciplinas no curr?culo do ensino m?dio. "S?o disciplinas de import?ncia fundamental para o aluno. N?o h? como serem descartadas".