• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Terça-feira, 22 de julho de 2008, atualizada às 16h03

    Algumas regiões do país temem falta de professores para ensino da filosofia e sociologia em 2009. Em JF, escolas já incluíram as disciplinas no currículo



    Priscila Magalhães
    Repórter

    O ensino das disciplinas de filosofia e sociologia se torna obrigatório a partir do próximo ano nas escolas públicas e privadas de todo o país. A lei foi sancionada em junho deste ano e se dirige ao ensino médio.

    As escolas estaduais e algumas particulares já estão oferecendo as disciplinas para os estudantes. São 30 escolas estaduais que oferecem o ensino médio e, em cada uma, há um professor para cada disciplina. Segundo a diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, Maura Couto Gaio, não houve dificuldades na contratação de profissionais.

    Algumas escolas já tinham profissionais efetivados. E, de acordo com a necessidade de cada colégio, outros foram chamados. Entretanto, ela confessa que nem todos os professores contratados são licenciados em filosofia ou sociologia. "Alguns são autorizados", diz.

    Também não existe previsão para que professores sejam contratados por meio de concurso público. Enquanto isso, os profissionais são chamados por meio de inscrição. "Eles se inscrevem e são classificados de acordo com experiências profissionais".

    Na rede pública municipal, a situação é diferente, já que a Prefeitura não é obrigada a fornecer o ensino médio. Em Juiz de Fora, ele acontece somente para o ensino de jovens e adultos. "E não há nenhum posicionamento por parte da Prefeitura sobre a inclusão das disciplinas no próximo ano", afirma o diretor da sub-sede de Juiz de Fora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUte), José Januário Silva.

    A assessoria da Secretaria de educação informou que a inclusão das duas disciplinas está prevista no ensino para jovens e adultos a partir do próximo ano. Porém, assim como no Estado, não há previsão para concurso. A Secretaria vai abrir inscrição para professores de filosofia e sociologia a partir de agosto deste ano. Eles são classificados em uma lista e os primeiros vão sendo chamados.

    O dirigente do SindUte é a favor da inclusão das disciplinas no currículo do ensino médio. "São disciplinas de importância fundamental para o aluno. Não há como serem descartadas".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.