MEC divulga notas do Enem e estudantes reclamam de problemas de acesso

Por

Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011, atualizada às 18h30

MEC divulga notas do Enem e estudantes reclamam de problemas de acesso

Aline Furtado
Repórter

No dia em que o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), referentes às provas aplicadas no ano passado, nesta sexta-feira, 14 de janeiro, estudantes reclamam terem tido problemas para acessar as notas. O resultado individual do exame apresenta o desempenho do participante nas quatro provas objetivas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologia, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da nota da redação.

O principal problema verificado diz respeito às senhas de acesso ao sistema que divulga as médias obtidas nas provas. "Como havia esquecido minha senha, tentei redefini-la, mas não consegui porque era exibida uma mensagem que dizia que meus dados não faziam parte do sistema do MEC ", reclama a estudante Júlia Cortês.

De acordo com a estudante, foram feitas várias tentativas, todas sem sucesso. "Tentei contato também pelo 0800 do Enem, durante todo o dia, mas ouvia sempre uma mensagem que avisava que os atendentes estavam ocupados. Estou ansiosa para ver minhas notas, mas não tenho o que fazer."

A também estudante, Elisa Souza, conta que conseguiu acessar suas notas, mas ao tentar recuperar sua senha, teve problemas. "Existem duas opções para recuperação da senha, via SMS ou via e-mail. Tentei três vezes por e-mail e não obtive nenhum retorno. Mais tarde, recebi a mensagem via celular e, enfim, consegui ver minha nota." Elisa conta que antes de acessar as médias, tentou, por várias vezes, falar por meio do 0800, sem sucesso.

Os estudantes que não tiverem acesso à nota do Enem 2010 temem não conseguir se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que destina vagas a cursos superiores em instituições de ensino público em todo o país. As inscrições deverão ser feitas entre o próximo domingo, dia 16, e a próxima terça-feira, dia 18.

Segundo informações da assessoria de imprensa do MEC, o problema com as senhas, registrado no período da manhã, ocorreu porque a cada pedido de nova senha, outra era enviada. A partir de então, o sistema foi alterado, e toda vez que o estudante pedir nova senha, receberá a mesma. Ainda de acordo com a assessoria, o estudante que fizer o pedido de nova senha, deve esperar até dez minutos para recebê-la por SMS ou por e-mail. Só após esse período, se não receber a senha, deve pedir outra.

Com relação à inscrição no SiSU, o MEC informa que a nota será carregada automaticamente no sistema, quando o Enem for acessado. A senha a ser usada no SiSU é a mesma senha do Enem.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken.