Compra de peixes na Semana Santa

A Semana Santa est? a? e com ela a tradi??o de comer peixes e tamb?m o tradicional bacalhau. Nossa dica da semana vai ajudar voc? consumidor, a observar detalhes que podem resultar em uma melhor compra. Confira as dicas:

Os peixes frescos t?m que estar conservados em gelo. Verifique sua apar?ncia observando se os olhos est?o brilhantes e as escamas bem presas ao corpo. A higiene e o armazenamento tamb?m s?o itens importantes a serem verificados: no supermercado deve estar em balc?o frigor?fico e na feira ? necess?rio ter gelo picado por cima, estar exposto em balc?o de a?o inox inclinado e protegido do sol e insetos, al?m de ser obrigat?rio que o feirante use luvas descart?veis.

No caso do peixe congelado e aqueles que s?o vendidos em embalagens, o balc?o onde ele estiver armazenado n?o pode estar superlotado. Isso impede a circula??o do ar frio e compromete sua qualidade. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 graus e o resfriado, abaixo de zero grau.

Verifique no r?tulo o registro no ?rg?o de fiscaliza??o competente, indica??o de temperatura para conserva??o, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado ? recomend?vel que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente.

Quanto ao bacalhau, procure conhecer sua proced?ncia. Uma boa pesquisa de pre?os e tipos de qualidades pode levar a uma compra mais acertada. N?o adquira se o peixe estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinal que indicam a presen?a de bolor ou deteriora??o. Por ter um pre?o de venda relativamente alto, uma sugest?o seria substituir o bacalhau por peixes frescos da temporada.

Alguns estabelecimentos est?o comercializando o bacalhau em pagamentos parcelados. O consumidor deve ficar atento e certificar-se quanto as vantagens e desvantagens desta op??o, verificando condi?es de pagamento e a exist?ncia ou n?o de juros.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156