Terça-feira, 04 de novembro de 2008, atualizada às 16h15

Trabalhadores técnico-administrativos da UFJF fazem paralisação



Daniele Gruppi
Repórter

Os trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) paralisam as atividades nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de novembro para cobrar do governo o cumprimento do acordo assinado na última greve, deflagrada em 2007. No documento ficou estabelecido o reajuste salarial dos servidores em três etapas – 2008, 2009 e 2010 - baseado nesta diferença constante de vencimentos.

Apesar da mobilização, os alunos terão aulas normalmente. Entretanto, o Hospital Universitário (HU) e o Centro de Atenção á Saúde (CAS) terão os atendimentos reduzidos, obedecendo a determinação do mínimo de 30% de sua capacidade em funcionamento. Já os Restaurantes Universitários, as Bibliotecas, a Central de Atendimento e o serviço de transporte da instituição não funcionam nesses dias.

Segundo a coordenadora de organização político-sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Rosângela Márcia, a categoria reivindica, além do cumprimento do acordo e da recuperação dos tetos constantes, a paridade entre servidores da ativa e dos aposentados. Os trabalhadores criticam ainda a proposta do governo federal de criar fundações estatais para administrar o ensino e a pesquisa no Brasil.

Nos dias de paralisação, os trabalhadores participam de palestras promovidas pelo Sindicato. No dia 5 de novembro, às 9 h, na Casa de Cultura (avenida Rio Branco, 3.372), o delegado da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), Murilo Marcato vai abordar a reestatização da Petrobras, soberania nacional e o pré-sal. No dia 6 de novembro, às 9 h, o tema da discussão é a base de trabalhadores sobre a previdência do servidor público – regras atuais e propostas em tramitação no Congresso Nacional. O fórum acontece na sede administrativa do Sintufejuf (avenida Rio Branco,3.406)

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.