Ensino a dist?ncia ? tend?ncia acad?mica e empresarial Cresce a amplia??o na oferta de cursos, assim como o n?mero de alunos interessados na modalidade

Daniele Gruppi
Rep?rter
21/11/2008

O segmento de ensino a dist?ncia (EAD) marca a sua participa??o na forma??o dos juizforanos. A amplia??o na oferta de cursos t?cnicos, de gradua??o, de disciplinas da gradua??o, de p?s e de extens?o cresce nos ?ltimos anos, assim como o n?mero de alunos interessados na modalidade.

Segundo a supervisora acad?mica de uma institui??o de ensino superior de Juiz de Fora, Cristina Drumond, o ensino online ou por teletransmiss?o ? uma tend?ncia n?o s? no universo acad?mico. As empresas est?o oferecendo treinamento para os funcion?rios pelo m?todo.

Um levantamento feito pelo Anu?rio Brasileiro Estat?stico de Educa??o Aberta e a Dist?ncia (AbraEAD), em sua edi??o 2008, aponta que mais de 2,5 milh?es de brasileiros estudaram em cursos com metodologias a dist?ncia no ano de 2007. A pesquisa inclui n?o s? os alunos em cursos de institui?es credenciadas pelo Sistema de Ensino, mas tamb?m grandes projetos de import?ncia regional ou nacional, como os da Funda??o Bradesco, Funda??o Roberto Marinho e os do Grupo S (Sesi, Senai, Senac, Sebrae, dentre outros).

A publica??o tamb?m destaca o crescimento do n?mero de brasileiros educados dentro das pr?prias empresas onde trabalham. Foram 582.985 pessoas em 2007. Nas pesquisas realizadas junto a empresas que praticam educa??o corporativa a dist?ncia, foram encontrados algumas modalidades novas de educa??o corporativa, como a que educa consumidores dos produtos das empresas.

O sistema

Foto de uma pessoa no pc Os cursos a distancia colocam os professores em contato com alunos de diversas localidades, atrav?s da tecnologia. Cada institui??o de ensino a dist?ncia elege um mecanismo para oferecer as instru?es. Pode ser exclusivamente pela internet, material impresso com distribui??o via Correios e sistema de videoconfer?ncia. "O m?todo ? bastante interativo", garante Cristina.

Apesar da profissionaliza??o do setor, ainda h? resist?ncia de alguns alunos. Para Cristina, o preconceito est? relacionado com a falta do contato direto com o professor. "Os estudantes est?o acostumados com a proximidade do professor, com a maneira expositiva da aula em que o professor passa os conhecimentos". A supervisora declara que o ensino do EAD exige uma mudan?a de postura do estudante. "O aluno n?o fica acomodado esperando o professor passar as informa?es, ele as procura."

Quanto ?s exig?ncias e cargas hor?rias, Cristina diz que ? a mesma do curso presencial. A diferen?a ? que a sala de aula ? no computador. "O sistema de avalia??o ? presencial e os professores tamb?m d?o nota em exerc?cios e outras atividades." Para ela, a vantagem do sistema ? a otimiza??o do tempo, o aluno estuda a hora que quer.

Foto de uma pessoa no pc A jornalista Tatiana Toledo optou por um curso de p?s gradua??o pela flexibilidade que o sistema oferece. "Iniciei um na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por?m me mudei para Mariana, por quest?es profissionais, e tive que interromp?-lo. Percebi que seria mais vantajoso fazer uma p?s-gradua??o nessa modalidade, j? que meu contrato no meu novo emprego era tempor?rio, e poderia ter que me mudar de novo. No curso a dist?ncia n?o importa onde voc? esta, basta ter internet".

Para saber como escolher um curso a dist?ncia, a supervisora aconselha a avaliar a infra-estrutura, o sistema operacional e ter depoimento de um aluno que j? tenha cursado ou que esteja cursando, al?m de investigar sobre a seriedade da institui??o que oferece a modalidade. A pessoa que busca um curso com gradua??o e diploma deve observar tamb?m se a institui??o ? credenciada junto ao Minist?rio da Educa??o (MEC) para ensino a dist?ncia. Isso pode ser feito no pr?prio site do Minist?rio.