Sexta-feira, 2 de janeiro de 2009, atualizada ?s 16h

Reforma ortogr?fica entra em vigor no Brasil no dia 1? de janeiro de 2009. Doutor em Lingu?stica aponta alguns problemas



Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

As novas normas ortogr?ficas entraram em vigor nesta quinta-feira, 1? de janeiro. A inten??o ? unificar a grafia das palavras nos pa?ses que t?m a l?ngua portuguesa como oficial: Brasil, Portugal, Angola, Mo?ambique, Cabo Verde, Guin?-Bissau, S?o Tom? e Pr?ncipe e Timor Leste. Os brasileiros ter?o quatro anos para se adaptarem ?s novas formas de escrita de algumas palavras.

Segundo o doutor em Lingu?stica, M?rio Zagari, as mudan?as v?o afetar entre 6% e 8% das palavras, no Brasil. O percentual pode parecer pequeno, mas, segundo ele, vai atingir palavras usadas cotidianamente pelas pessoas. Uma delas ? a inclus?o oficial das letras k, w e y no alfabeto, que agora passa a ter 26 letras.

Entre as principais altera?es tamb?m est?o o fim do h?fen e do acento em algumas palavras. O professor explica que desaparecem os acentos nos ditongos abertos, como em jib?ia, her?ico e id?ia. Entretanto, o acento permanece se o ditongo ? aberto na ?ltima s?laba, como r?u e her?i. "Isso ? um problema, porque os brasileiros ter?o que memorizar mais regras", diz M?rio.

Outra quest?o apontada pelo professor diz respeito ?s tradicionais obras da literatura brasileira. "Os estudantes que forem fazer vestibular em 2012 ou 2013, e precisarem ler as obras, n?o poder?o pegar emprestados os livros mais antigos, porque eles estar?o com a grafia errada."

M?rio tamb?m critica o fato de as mudan?as ainda n?o terem entrado em vigor em outros pa?ses que assinaram o acordo, como Portugal. "? uma mudan?a para igualar a ortografia e nenhum jornal desse pa?s se adequou."

Veja algumas mudan?as

N?o se usa mais o trema (?) nas s?labas gue, gui, que, qui. A palavra ag?entar passa a ser grafada aguentar; cinq?enta passa a ser cinquenta, q?inq??nio passa a ser escrita quinqu?nio e tranq?ilo vira tranquilo, entre outras.

As palavras j?ia, plat?ia e estr?ia perdem o acento e passam a ser grafadas como joia, plateia e estreia. Da mesma forma, d?em, l?em e enj?o tamb?m passam a ser escritas sem o acento: deem, leem e enjoo.

O verbo parar (no presente) e a preposi??o para n?o ser?o mais diferenciados pelo acento. Agora, n?o existe mais a forma O tr?nsito p?ra, e sim O tr?nsito para.

N?o se usa mais o h?fen quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra come?ar com as letras "r" ou "s". Ent?o, a mini-saia, vira minissaia.

Enquete
Qual a sua opini?o sobre as mudan?as na ortografia?
      Sou contra
      Sou a favor
   

ATEN??O: o resultado desta enquete n?o tem valor de amostragem
cient?fica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com