Ter?a-feira, 13 de janeiro de 2009, atualizada ?s 11 h

Jo?o XXIII abre inscri?es para sorteio de vagas para o ensino fundamental


Patr?cia Rossini
*Colabora??o
Madalena Fernandes
Revis?o

O Col?gio de Aplica??o Jo?o XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora, vai sortear tr?s vagas para o 2? ano do Ensino Fundamental (antiga 1? s?rie) e 11 vagas para o 3? ano do Ensino Fundamental (antiga 2? s?rie). Os interessados podem se cadastrar a partir desta ter?a-feira, dia 13 de janeiro, pela internet, no site da institui??o de ensino, at? o dia 26 de janeiro. Para confirmar a inscri??o, o candidato deve imprimir o boleto banc?rio e pagar a taxa no valor de R$ 22 em qualquer ag?ncia do Banco do Brasil. O prazo para o pagamento tamb?m se encerra no dia 26 de janeiro.

No caso das fam?lias que n?o t?m condi?es financeiras para pagar a taxa de inscri??o do candidato, a recomenda??o do diretor geral da institui??o, Jos? Luiz Lacerda, ? de que procurem a secretaria. "Se for necess?rio, fazemos a isen??o da taxa para as fam?lias necessitadas. Para isso, ? preciso vir at? o col?gio, para que possamos avaliar cada situa??o individualmente", explica.

Para quem n?o tem acesso ? Internet, o Jo?o XXIII oferece a op??o de cadastro na secretaria. "Aquelas pessoas que n?o t?m como acessar a Internet podem procurar a secretaria do col?gio para fazer a inscri??o com a ajuda dos nossos funcion?rios. Com essa medida, nenhum dos interessados vai ficar de fora do sorteio", garante o diretor geral.

Um dos pr?-requisitos para participar do sorteio ? o aluno ter cursado, em 2008, a s?rie anterior ? pretendida para este ano. "Dessa forma, evitamos que pais e alunos repitam um ano letivo somente para aproveitar a chance de entrar no col?gio", justifica Jos? Luiz. Neste ano, 75 vagas j? foram sorteadas para o 1? ano do Ensino Fundamental. No sorteio, tamb?m ser?o contempladas tr?s vagas para suplentes do 2? ano e cinco para o 3? ano.

Sorteio

O sorteio das vagas vai ser realizado no dia 31 de janeiro, ?s 9 h para o 2? ano e ?s 10 h para o 3? ano. ? obrigat?ria a presen?a de um respons?vel pelo candidato, portando o documento de confirma??o de cadastro (dispon?vel no site para impress?o a partir do dia 27 de janeiro).

A matr?cula dos selecionados vai ser feita nos dias 3 e 4 de fevereiro, e as aulas t?m in?cio no dia 9 do mesmo m?s.

No ato da inscri??o, o candidato (ou respons?vel) deve levar os seguintes itens: fotoc?pia da certid?o de nascimento, com apresenta??o da original ou fotoc?pia leg?vel autenticada, comprovando a faixa et?ria; comprovante de aprova??o, em 2008, do 1? ano do Ensino Fundamental para os candidatos ao 2? ano e comprovante de aprova??o, em 2008, do 2? ano do Ensino Fundamental para os candidatos ao 3? ano.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF