• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Segunda-feira, 03 de março, atualizada às 18h

    Noites de Observação Astronômica convida juizforanos a observar detalhes do céu



    Da Redação

    Os juizforanos poderão observar a lua e outros astros de perto através do evento Noites de Observação Astronômica, promovida pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto será realizado uma vez por mês, de março a novembro. Além de dar à população a chance de ver detalhes do céu, a iniciativa comemora o Ano Internacional da Astronomia 2009.

    Segundo o coordenador acadêmico do Centro, Eloi Teixeira César, a observação será dirigida por um professor de física e astronomia, que responderá às perguntas dos visitantes. Em seguida, todos serão convidados a participarem de uma sessão no planetário do Centro.

    O coordenador afirma que os visitantes poderão visualizar a lua e, dependendo das condições climáticas, Júpter e Saturno. "Março e abril são os meses mais desfavoráveis para a prática por serem mais chuvosos." Mesmo que não dê para fazer a observação no telescópio, Eloi garante que os interessados não vão perder a viagem, já que a sessão no planetário simula as condições do céu, numa viagem espacial.

    A primeira noite será nesta quinta, dia 5 de março. As próximas datas são 6 de abril, 5 de maio, 3 de junho, 2 de julho, 3 de agosto, 1 de setembro, 1 de outubro e 26 de novembro. O evento é gratuito, aberto a adultos e crianças a partir de 6 anos. Como o número de visitantes é limitado a 40 pessoas por noite, é preciso garantir a vaga, efetuando a inscrição pelo telefone (32)229-7606. No dia 5 de março, as inscrições estão esgotadas.

    Ano Internacional da Astronomia

    O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Será dado forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

    Fonte: www.astronomia2009.org.br

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.