Segunda-feira, 03 de mar?o, atualizada ?s 18h

Noites de Observa??o Astron?mica convida juizforanos a observar detalhes do c?u



Da Reda??o

Os juizforanos poder?o observar a lua e outros astros de perto atrav?s do evento Noites de Observa??o Astron?mica, promovida pelo Centro de Ci?ncias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O projeto ser? realizado uma vez por m?s, de mar?o a novembro. Al?m de dar ? popula??o a chance de ver detalhes do c?u, a iniciativa comemora o Ano Internacional da Astronomia 2009.

Segundo o coordenador acad?mico do Centro, Eloi Teixeira C?sar, a observa??o ser? dirigida por um professor de f?sica e astronomia, que responder? ?s perguntas dos visitantes. Em seguida, todos ser?o convidados a participarem de uma sess?o no planet?rio do Centro.

O coordenador afirma que os visitantes poder?o visualizar a lua e, dependendo das condi?es clim?ticas, J?pter e Saturno. "Mar?o e abril s?o os meses mais desfavor?veis para a pr?tica por serem mais chuvosos." Mesmo que n?o d? para fazer a observa??o no telesc?pio, Eloi garante que os interessados n?o v?o perder a viagem, j? que a sess?o no planet?rio simula as condi?es do c?u, numa viagem espacial.

A primeira noite ser? nesta quinta, dia 5 de mar?o. As pr?ximas datas s?o 6 de abril, 5 de maio, 3 de junho, 2 de julho, 3 de agosto, 1 de setembro, 1 de outubro e 26 de novembro. O evento ? gratuito, aberto a adultos e crian?as a partir de 6 anos. Como o n?mero de visitantes ? limitado a 40 pessoas por noite, ? preciso garantir a vaga, efetuando a inscri??o pelo telefone (32)229-7606. No dia 5 de mar?o, as inscri?es est?o esgotadas.

Ano Internacional da Astronomia

O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os quatro s?culos desde as primeiras observa?es telesc?picas do c?u feitas por Galileu Galilei. Esta ser? uma celebra??o global da Astronomia e suas contribui?es para o conhecimento humano. Ser? dado forte ?nfase ? educa??o, ao envolvimento do p?blico e ao engajamento dos jovens na ci?ncia, atrav?s de atividades locais, nacionais e globais.

Fonte: www.astronomia2009.org.br